OGX: no final do pregão de hoje, a BM&FBovespa vai realizar o procedimento especial de negociação para determinação do preço de retirada da OGX dos índices de ações (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 31 de outubro de 2013 às 08h04.
São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta quinta-feira.
1. OGX pede recuperação judicial
A OGX entrou com pedido de recuperação judicial na tarde de ontem, no fim do pregão. É o maior pedido de recuperação judicial da história de uma empresa latino-americana, segundo dados da Thomson Reuters. Até o último momento, a companhia negou que jogaria a toalha, agora, a empresa parte para reestruturação com uma dívida avaliada em 11,2 bilhões de reais.
2. OGX continuará a ser negociada, mas deixará Ibovespa
As ações da petroleira do empresário Eike Batista deixarão de integrar os índices da BM&FBovespa a partir de sexta-feira, após o pedido de recuperação judicial da companhia, mas continuarão a ser negociadas na Bovespa. As negociações serão suspensas até 11h do pregão de hoje e serão liberadas normalmente após este horário.
Ao final do pregão de hoje, a BM&FBovespa vai realizar o procedimento especial de negociação (call de fechamento) para determinação do preço de retirada da OGX dos índices de ações, entre eles o Ibovespa, deixando de integrá-los a partir de sexta-feira, 1º de novembro. Na sequência, as carteiras teóricas serão rebalanceadas, com a exclusão da OGX, de acordo com os termos de suas metodologias.Além do Ibovespa, as ações também integram outros nove índices, como IBrX, IBrX-50 e Índice Small Cap.
3. OSX pode pedir recuperação judicial nas próximas semanas
Fontes indicam que, nas próximas semanas, a empresa de construção naval do grupo EBX também pode recorrer a um pedido de recuperação judicial. Segundo fontes que acompanham o processo, a decisão ainda não está tomada, mas é considerada como a mais provável.
4. Eneva assina contrato para investimento na OGX Maranhão
A Eneva, ex-MPX, assinou um contrato juntamente com a Cambuhy Investimentos e com a E.ON, para investimento na OGX Maranhão, unidade da OGX Petróleo e Gás. Pelo acordo, o investimento será realizado via aumento de capital na OGX Maranhão.
5. CVM autoriza liquidação de ações da Anima Educação
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou que a retomada das negociações das ações da GAEC Educação (Grupo Anima Educação), nesta quarta-feira, na BM&FBovespa, ocorreu porque a autarquia autorizou a liquidação física dos papéis. A liquidação financeira da oferta pública de ações da Anima continua suspensa.
6. Lucro sem minoritário da Ambev cai 8% no 3º trimestre
A Ambev registrou lucro líquido de 2,280 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 7,94% na comparação com o resultado do mesmo período de 2012, que foi de 2,476 bilhões de reais. Este dado é o atribuído ao controlador, excluindo a participação dos acionistas minoritários. Já o lucro consolidado, que inclui a parte dos minoritários, caiu 6,65%, para 2,335 bilhões de reais, ante os 2,501 bilhões de reais registrados no terceiro trimestre de 2012, neste mesmo critério.
A CVM informou ontem que concedeu o registro de companhia aberta para a Ambev S.A. O registro faz parte do processo de reorganização societária da empresa, que deixará de se chamar Companhia de Bebidas das Américas - Ambev. A Ambev S.A. passará a ser a holding.
7. Bolsas asiáticas recuam com bancos na China e Fed
As principais bolsas da Ásia encerraram o pregão em queda, com destaque para a China, onde as ações do setor bancário pressionaram a bolsa local. Três dos cinco maiores bancos chineses anunciaram uma queda no lucro do terceiro trimestre, além disso, as ações de empresas ligadas ao setor ambiental também foram prejudicadas, pois os investidores têm se tornado mais céticos sobre os planos do governo em reduzir a poluição atmosférica. No restante da Ásia, os mercados reagiram à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos).
8. Magazine Luiza tem lucro líquido de R$25,4 mi no 3ºtri
O Magazine Luiza encerrou o terceiro trimestre com um lucro líquido de 25,4 milhões de reais, num forte avanço em relação ao ganho de 2,3 milhões obtido no mesmo período do ano passado. A receita líquida avançou 19%, para 2,02 bilhões de reais.
9. Lucro da Energias do Brasil dispara 1.819% no 3º trimestre
A Energias do Brasil teve lucro líquido de 199,4 milhões de reais no terceiro trimestre, ante 10,4 milhões de reais um ano antes. A alta chega a 1.819%. A empresa informou que o lucro foi impactado pelos efeitos do resultado financeiro, pela queda de 5,4 milhões de reais na participação de minoritários e pelo Imposto de Renda e contribuição social do período.
10. Facebook anuncia lucro maior que previsto no 3º trimestre
O Facebook anunciou nesta quarta-feira lucro acima do previsto no terceiro trimestre do ano, devido a um novo aumento da receita com publicidade. Metade da receita foi com smartphones e tablets. O grupo anunciou um lucro líquido trimestral de 425 milhões de dólares ante uma perda de 59 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior.