Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Banco Central sobe juros para 8,50% ao ano; Eike reduz fatia nas ações da OGX para 57,18%


	Eike Batista reduz fatia nas ações da OGX de 58,92% para 57,18%
 (Divulgação)

Eike Batista reduz fatia nas ações da OGX de 58,92% para 57,18% (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2013 às 09h09.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- Eike Batista reduz fatia nas ações da OGX para 57,18%. O empresário Eike Batista, controlador da petroleira OGX, reduziu sua fatia na companhia em junho e sua participação passou para 57,18 por cento, segundo informações enviadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quarta-feira. A participação anterior de Eike era de 58,92 por cento. 

2- Banco Central sobe juros para 8,50% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 8,50% ao ano. A alta era esperada pelo mercado e manteve o ritmo da elevação realizada na reunião anterior. A decisão foi unânime e sem viés. 

3- OGX anuncia saída de últimos conselheiros independentes. A OGX Petróleo e Gás Participações informou, na noite desta quarta-feira, 11, que Samir Zraick e Luiz do Amaral de França Pereira deixaram o Conselho de Administração da companhia. Conforme o comunicado, a empresa tomará as providências necessárias para recompor o número mínimo de membros de seu conselho "o mais breve possível, em atenção às determinações da Lei, de seu Estatuto Social e do Regulamento de Listagem do Novo Mercado". 

4- 4 conselheiros da OSX renunciam, inclusive pai de Eike. A OSX, do grupo EBX, de Eike Batista, divulgou, na noite desta quarta-feira, 10, que quatro conselheiros renunciaram. O Conselho de Administração da companhia foi informado das saídas de Luiz do Amaral de França Pereira, Samir Zraick, Eliezer Batista da Silva, pai de Eike, e Rodolpho Tourinho, na reunião da última sexta-feira, 05. 

5- Bolsas asiáticas sobem após comentários de Bernanke. Os mercados de ações asiáticos fecharam em alta nesta quinta-feira, após comentários do presidente do Federal Reserve Bank, Ben Bernanke, na quarta-feira. Falando em uma conferência do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, Bernanke disse que uma política monetária altamente acomodatícia para o futuro próximo é algo necessário para a economia dos EUA. 


6- Mais de mil acionistas se mobilizam contra empresas de Eike. Após um turbilhão de notícias mal recebidas pelo mercado nos últimos meses, as ações de empresas pertencentes ao Grupo EBX listadas na Bovespa amargam fortes perdas. A OGX (OGXP3) e a OSX (OSXB3) estão entre as maiores desvalorizações das companhias de Eike Batista. Em busca da defesa de seus interesses, parte dos acionistas anunciou nesta semana a criação da UNAX, União dos Acionistas Minoritários do Grupo EBX. EXAME.com conversou com o presidente da UNAX, o advogado Adriano Mezzomo.

7- Sem vender ativos, EBX segue 'apanhando', diz analista. O anúncio da reestruturação do acordo entre o grupo EBX e o fundo soberano Mubadala, de Abu Dhabi, é apenas "o primeiro passo" para uma ampla reestruturação em todo o grupo, na avaliação do consultor Victor Penna, da Diretoria de Mercado de Capitais e Investimentos. Ele acredita que a solidez do grupo foi posta em questão. "Esse passo mostra comprometimento de Eike Batista com o mercado para dar uma solução aos problemas, mas não dá para avaliar como será o futuro."

8- Brasil fica mais perto do topo em ranking de juro real. Com uma nova alta da Selic de 0,50 ponto percentual, a taxa básica de juros foi para 8,50% ao ano e o Brasil ficou mais perto do primeiro lugar no ranking que compara as taxas praticadas em 40 países. O Brasil vem subindo pouco a pouco no ranking elaborado pelo MoneYou, no qual ocupa a 2ª posição. 

9- IPC-fipe tem alta de 0,16% na 1ª quadrissemana de julho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou uma alta de 0,16% na primeira quadrissemana de julho. O número representa uma alta menor em relação ao fechamento de junho, quando apresentou um avanço de 0,32%. Na primeira medição de junho, o índice havia ficado em 0,13%. 

10- Economia do Japão está começando a se recuperar, diz BoJ. O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, disse nesta quinta-feira que a economia do país está claramente começando a se recuperar e que o atual programa de flexibilização monetária do banco central é suficiente para alcançar a meta de inflação de 2% em dois anos. 

Com Estadão Conteúdo, Reuters. 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Gerdau (GGBR4) anuncia novo programa de recompra de ações

Netflix divulga resultados do 4º trimestre de 2024 nesta terça; saiba o que esperar

Com rota internacional, Randon faz segunda aquisição nos EUA

Plano de saúde Unimed Nacional evita intervenção com aporte de R$ 1 bilhão de cooperativas