Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 1 de junho de 2011 às 09h27.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 – Agenda: balança comercial no Brasil e dados de emprego nos EUA. A ADP Employer Services divulga nesta quarta-feira (1) a mudança nos empregos privados em maio nos Estados Unidos. Ao longo do dia, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, discursa em evento em Aachen, na Alemanha. Já no Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informa a balança comercial de maio. Não estão previstos balanços corporativos que possam impactar as bolsas.
2 – Mercados: Sinais de desaceleração nos EUA enfraquecem dólar. O dólar cai diante do iene e outras moedas enquanto as bolsas europeias recuam na expectativa de indicadores de emprego e atividade industrial que podem sinalizar desaceleração econômica nos Estados Unidos. Em Nova York, os índices futuros operam sem tendência definida. Na China, dado de atividade mostrou expansão industrial em menor ritmo.
3 – Abilio Diniz defende-se de acusações do Casino. O empresário Abilio Diniz afirmou ontem (31) não ter descumprido qualquer disposição dos acordos de acionistas do Grupo Pão De Açúcar, por meio de comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desde a última semana, há rumores de que o empresário e o Carrefour, principal concorrente do Pão de Açúcar, mantêm conversas sobre uma possível fusão.
4 – Taxas de papéis do ABC Brasil se recuperam do efeito Kadafi. Os títulos da dívida do Banco ABC Brasil, controlado indiretamente pelo governo da Líbia, têm apresentado rentabilidade acima da média do setor na América Latina. O lucro em alta está superando o receio de que a guerra civil no país africano leve a corte na nota de crédito do banco. A taxa dos papéis em dólar com cupom de 7,875% e vencimento em 2020 do ABC Brasil caiu 54 pontos-base nos últimos três meses, segundo dados compilados pela Bloomberg e pelo Credit Suisse.
5 – Aviação: Governo decide privatizar Cumbica, Viracopos e Brasília. O governo vai privatizar aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, de Viracopos, em Campinas e de Brasília em meio às preparações para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. As companhias vencedoras das concessões serão responsáveis pela expansão e pela administração desses aeroportos, segundo comunicado no website da Presidência.
6 – Meirelles: Emergentes sairão fortalecidos com mudanças no FMI. O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou hoje que os países emergentes devem sair fortalecidos do processo de mudança na presidência do Fundo Monetário Internacional (FMI), com a saída de Dominique Strauss-Kahn do cargo. Segundo ele, mesmo que não seja agora, no futuro certamente um representante de um país emergente será diretor da instituição.
7 – Petrobras minimiza vazamento de petróleo na Bacia de Campos. A Petrobras divulgou nota ontem minimizando o vazamento de petróleo ocorrido na segunda-feira (30) na Bacia de Campos. Segundo a estatal, foram vazados para o mar 24 litros de água oleosa na Plataforma Central de Enchova (PCE-1). O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense divulgou nota mais cedo dizendo que a quantidade vazada foi de mil litros.
8 – Eike prevê adiar IPO de empresa de carvão para 2º trimestre de 2012. O empresário Eike Batista disse ontem que a abertura de capital dos seus ativos de carvão na Colômbia, reunidos numa nova empresa CCX, ficará para o segundo trimestre e não mais para o primeiro de 2012. "As nossas minas estão crescendo e nosso IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) vai se adiando, enquanto estão engordando a gente espera", declarou.
9 – Embraer tem recomendação elevada pelo RBC Capital Markets. A fabricante brasileira de aviôes teve a recomendação para seus ADRs (American Depositary Receipts) elevada de sector perform (performance igual a média do setor) para outperform (performance acima da média do setor) pelo analista do RBC Capital Markets, Rama Bondada, segundo relatório obtido pela Bloomberg. O preço-alvo por cada ADR da Embraer em 12 meses é de 38 dólares.
10 – HSBC rebaixa sugestão para frigoríficos JBS e Marfrig. A JBS teve sua recomendação rebaixada de overweight (alocação acima da média do mercado) para neutra pelo analista do HSBC, Pedro Herrera. O preço-alvo por ação é de 6,40 reais. Já a Marfrig Alimentos teve sua recomendação rebaixada de overweight para underweight (alocação abaixo da média do mercado), segundo relatório obtido pela Bloomberg. O preço-alvo ficou em 15 reais.
Bônus: Raymond James rebaixa sua recomendação para o Pão de Açúcar. O Pão de Açúcar teve a recomendação para seus ADRs rebaixada de strong buy (forte compra) para outperform (performance acima da média do mercado) pela analista da Raymond James, Daniela Bretthauer, segundo relatório obtido pela Bloomberg. O preço-alvo por ADR em 12 meses ficou estabelecido em 55 dólares.