Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Começa hoje reserva de ações do IPO da Queiroz Galvão Petróleo; Direcional reduz volume de ações a emitir em oferta primária

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 08h53.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1- Começa hoje reserva de ações do IPO da Queiroz Galvão Petróleo. A Queiroz Galvão Exploração e Produção, braço de petróleo e gás da empreiteira, pretende levantar até R$ 2,7 bilhões na bolsa, a maior oferta em protocolada no começo de 2011. Os papéis emitidos no IPO devem estrear no dia 9 de fevereiro.

2 - Direcional reduz volume de ações a emitir em oferta primária. A construtora Direcional Engenharia reduziu em quase 17 por cento a quantidade de papéis que pretende emitir em oferta primária de ações, numa operação que pode levantar até 528,8 milhões de reais.

3 - Portugal Telecom fecha acordo para entrar na Oi. A Portugal Telecom e a Oi anunciaram na madrugada desta quarta-feira a conclusão do acordo para parceria estratégica em que a operadora portuguesa investirá 8,32 bilhões de reais para ficar com uma participação de 22,38 por cento no grupo brasileiro.

4 - HRT se volta para Toronto, Nova York depois de IPO em São Paulo. A HRT Participações em Petróleo SA tem planos de listar suas ações em Toronto e Nova York, após captar R$ 2,33 bilhões em sua oferta pública inicial no ano passado. As operações fazem parte dos planos da companhia para viabilizar a exploração de petróleo em áreas que vão da Amazônia à África.

5 - Rio planeja lançar títulos para financiar copa e olimpíadas. Para ajudar a financiar os jogos olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro não pretende contar apenas com o auxílio do poder público e das empresas privadas. Mas de investidores do mercado financeiro - sobretudo estrangeiros.

6 - Compre opções de ADRs da Embraer antes do balanço, diz Goldman. Investidores devem adquirir opções de compra de Embraer SA antes que a empresa publique seu balanço do quarto trimestre, disse o Goldman Sachs Group Inc. Na opinião da instituição, as ações da quarta maior fabricante de aviões do mundo podem se valorizar após os resultados, em meio a uma retomada na demanda mundial por jatos comerciais.

7- Cinco bancos estão interessados no Panamericano, diz jornal. Desde que o Panamericano foi colocado à venda, pelo menos cinco bancos já manifestaram interesse na participação que o empresário Silvio Santos possui na instituição. Fontes que participam do processo citam, entre eles, Bradesco, Santander, Safra e BTG Pactual, além de uma instituição estrangeira que mandou representante, mas ainda não se identificou. As informações são do Estado de São Paulo.

8 - FGV: inflação na construção civil é de 0,37% em janeiro. A inflação na construção civil perdeu força no início de 2011. O Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que mede a evolução de preços no setor, avançou 0,37% em janeiro, abaixo do resultado de dezembro, quando houve alta de 0,59%. 

9 - Fed é destaque externo em dia de IPCA-15. Investidores do mercado brasileiro miram o IPCA-15 de janeiro na volta do feriado paulistano. A expectativa é de que o indicador mostre uma inflação praticamente inalterada em relação à leitura do mês anterior. Na véspera, contudo, uma casa estrangeira enviou e-mail a clientes falando sobre um "whisper" de aceleração.

10 - DIs sobem com aceleração do IPCA-15. As projeções de juros subiam nesta quarta-feira, após a divulgação de um dado de inflação acima da mediana das previsões do mercado. Às 9h22, o DI janeiro de 2012 <2DIJF2> projetava 12,47 por cento, contra 12,42 por cento no ajuste da véspera. 

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresas

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS