Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Começa hoje reserva de ações do IPO da Queiroz Galvão Petróleo; Direcional reduz volume de ações a emitir em oferta primária

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 08h53.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1- Começa hoje reserva de ações do IPO da Queiroz Galvão Petróleo. A Queiroz Galvão Exploração e Produção, braço de petróleo e gás da empreiteira, pretende levantar até R$ 2,7 bilhões na bolsa, a maior oferta em protocolada no começo de 2011. Os papéis emitidos no IPO devem estrear no dia 9 de fevereiro.

2 - Direcional reduz volume de ações a emitir em oferta primária. A construtora Direcional Engenharia reduziu em quase 17 por cento a quantidade de papéis que pretende emitir em oferta primária de ações, numa operação que pode levantar até 528,8 milhões de reais.

3 - Portugal Telecom fecha acordo para entrar na Oi. A Portugal Telecom e a Oi anunciaram na madrugada desta quarta-feira a conclusão do acordo para parceria estratégica em que a operadora portuguesa investirá 8,32 bilhões de reais para ficar com uma participação de 22,38 por cento no grupo brasileiro.

4 - HRT se volta para Toronto, Nova York depois de IPO em São Paulo. A HRT Participações em Petróleo SA tem planos de listar suas ações em Toronto e Nova York, após captar R$ 2,33 bilhões em sua oferta pública inicial no ano passado. As operações fazem parte dos planos da companhia para viabilizar a exploração de petróleo em áreas que vão da Amazônia à África.

5 - Rio planeja lançar títulos para financiar copa e olimpíadas. Para ajudar a financiar os jogos olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro não pretende contar apenas com o auxílio do poder público e das empresas privadas. Mas de investidores do mercado financeiro - sobretudo estrangeiros.

6 - Compre opções de ADRs da Embraer antes do balanço, diz Goldman. Investidores devem adquirir opções de compra de Embraer SA antes que a empresa publique seu balanço do quarto trimestre, disse o Goldman Sachs Group Inc. Na opinião da instituição, as ações da quarta maior fabricante de aviões do mundo podem se valorizar após os resultados, em meio a uma retomada na demanda mundial por jatos comerciais.

7- Cinco bancos estão interessados no Panamericano, diz jornal. Desde que o Panamericano foi colocado à venda, pelo menos cinco bancos já manifestaram interesse na participação que o empresário Silvio Santos possui na instituição. Fontes que participam do processo citam, entre eles, Bradesco, Santander, Safra e BTG Pactual, além de uma instituição estrangeira que mandou representante, mas ainda não se identificou. As informações são do Estado de São Paulo.

8 - FGV: inflação na construção civil é de 0,37% em janeiro. A inflação na construção civil perdeu força no início de 2011. O Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que mede a evolução de preços no setor, avançou 0,37% em janeiro, abaixo do resultado de dezembro, quando houve alta de 0,59%. 

9 - Fed é destaque externo em dia de IPCA-15. Investidores do mercado brasileiro miram o IPCA-15 de janeiro na volta do feriado paulistano. A expectativa é de que o indicador mostre uma inflação praticamente inalterada em relação à leitura do mês anterior. Na véspera, contudo, uma casa estrangeira enviou e-mail a clientes falando sobre um "whisper" de aceleração.

10 - DIs sobem com aceleração do IPCA-15. As projeções de juros subiam nesta quarta-feira, após a divulgação de um dado de inflação acima da mediana das previsões do mercado. Às 9h22, o DI janeiro de 2012 <2DIJF2> projetava 12,47 por cento, contra 12,42 por cento no ajuste da véspera. 

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresas

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado