Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Prospecto preliminar da Petrobras deve ser divulgado em 16 ou 17 de setembro; Vale nega interesse em comprar Potash

Crongrama da capitalização da Petrobras prevê prospecto preliminar em 16 de setembro, mas preço do barril da cessão onerosa já está atrasado (.)

Crongrama da capitalização da Petrobras prevê prospecto preliminar em 16 de setembro, mas preço do barril da cessão onerosa já está atrasado (.)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2010 às 09h58.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Prospecto preliminar da Petrobras deve ser submetido em 16 ou 17 de setembro; Ministério de Minas e Energia reagenda divulgação do preço do barril para "esta semana". Fontes ligadas à capitalização informaram ao jornal Estado de São Paulo que o prospecto preliminar da nova oferta pública da petrolífera será apresentado ao mercado nos dias 16 ou 17 de setembro. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que os estudos do preço do barril para cessão onerosa devem ser concluídos ainda esta semana.

2 - Vale nega interesse em comprar canadense Potash. A Vale (VALE3, VALE5) negou, por meio de comunicado à imprensa, os rumores de que estaria interessada em comprar a empresa de fertilizantes canadense Potash Corp. Na nota, a empresa afirma "que são totalmente infundados os rumores de que teria feito proposta de compra por empresa produtora de fertilizantes".

3 - BM&FBovespa anuncia novos valores de proventos para acionistas. A BM&F Bovespa (BVMF3), em comunicado na segunda-feira (23), atualizou os valores de proventos à serem pagos no dia de 10 de setembro. Por conta do exercício das opções e a recompra de ações por parte da empresa, os valoresde dividendos e juros sobre capital próprio foram ajustados, com novo valor líquido fica em R$ 0,1180. Veja comunicado.

4 - Confiança do consumidor aumenta em agosto, indica FGV. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou aumento de 0,7% entre julho e agosto de 2010, ao passar de 120 pontos para 120,8 pontos, com ajuste sazonal. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (24). Em relação a agosto do ano passado, a alta foi de 9,2%.

5 - Governo inclui Vale em cadastro de inadimplentes. O nome da Vale foi incluído no Cadastro Informativo de Créditos Não-Quitados do Setor Público Federal (Cadin), uma espécie de SPC da União, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A mineradora é acusada de não recolher corretamente os royalties do setor, referentes às minas do Complexo de Carajás, no Pará.

6 - Bolsas da Europa abrem em baixa nesta terça-feira. As principais bolsas de valores da Europa abriram em baixa nesta terça-feira, depois de terem encerrado o pregão passado em alta, puxadas pelo setores de mineração e financeiro - este último afetado por um acordo envolvendo o HSBC e Old Mutual.

7 - Dólar atinge menor cotação em relação ao iene em 15 anos.  A cotação do dólar caiu nesta terça-feira em relação ao iene e às 16h20 (4h20 no horário de Brasília) chegou a ser negociado a 84,60 ienes. É o menor nível em 15 anos, antes de registrar uma leve valorização nos minutos seguintes.

8 - Eternit abre mão de formador de mercado para testar independência das ações por um ano.  A Eternit (ETER3) comunicou ao mercado na manhã desta segunda-feira (23) o rompimento do contrato com formador de mercado com a corretora Ágora. A corretora atuava desde 2005 como fomentadora de liquidez dos papéis da companhia líder de mercado em painés, placas e coberturas.

9 - Positivo quer lançar tablet em 2011. O aparelho terá acesso à internet sem fio e terá preço semelhante ao do modelo sem conectividade, hoje vendido por cerca de R$ 700. Em outubro, a companhia pretende colocar no mercado a segunda versão do leitor digital Alfa. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

10 - Exportação e consumo alavancam PIB alemão no segundo trimestre. A retomada do gasto do consumidor aliada a fortes exportações ajudou a impulsionar a economia da Alemanha no segundo trimestre para a maior taxa de crescimento desde a reunificação do país, confirmaram dados oficiais nesta terça-feira.

Siga as notícias do site EXAME sobre Mercados no Twitter. 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoMineraçãoPetrobrasPetróleoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa opera perto da estabilidade, apesar de rali exterior pós-Fed; Nasdaq sobe 2,5%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado