Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Procura por papéis da Petrobras gera congestionamento nas corretoras; Banco Central coordenará estratégia para conter o real

Acionistas enfretaram problemas com as corretoras no último dia da oferta; segunda data de corte para oferta prioritária é nesta sexta-feira (.)

Acionistas enfretaram problemas com as corretoras no último dia da oferta; segunda data de corte para oferta prioritária é nesta sexta-feira (.)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2010 às 11h37.

1 - Procura por papéis da capitalização da Petrobras  cresce. A demanda por papéis da Petrobras (PETR3); (PETR4) se intensificou na quinta-feira (16), prazo final da oferta para quem já é acionista da petrolífera. Alguns investidores tiveram dificuldade em efetivar as reservas, com congestionamento nos telefones e sites das corretoras. As informações são do Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira (17), a posição acionária dos interessados na oferta prioritária será ajustada.

2 - Banco Central coordenará estratégia para conter o real. O Ministério da Fazenda e o Banco Central (BC) definiram que, neste momento, a estratégia para conter a valorização do real está concentrada no BC. A instituição, que retomou os leilões para compra de dólares, poderá adotar uma postura mais agressiva e intensificar sua ação no mercado à vista adotando uma sequência de vários "leilões-surpresa" de compra da moeda americana em um mesmo dia.

3 - Megaoferta da Petrobras abre caminho para IPOs e ofertas. A conclusão do processo de capitalização da Petrobras deve destravar a fila de novos IPOs (Ofertas Públicas Iniciais de ações) e ofertas daqui para frente, analisa Paulo Dortas, sócio e responsável pela área de IPOs da consultoria Ernst Young. O valor, contudo, ainda está sujeito a ajustes, segundo a Hypermarcas.

4 - Hypermarcas formaliza compra da York por R$95 milhões. A Hypermarcas formalizou na noite de quinta-feira a compra da fabricante e distribuidora de hastes flexíveis, curativos, absorventes e algodões York por 95 milhões de reais. Na ocasião do anúncio da aquisição, em março último, a maior empresa de bens de consumo do país informou que pagaria 100 milhões de reais pela York.

5 - IPC-Fipe acelera para 0,21% na 2ª prévia de setembro. A inflação na cidade de São Paulo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), acelerou para 0,21% na segunda quadrissemana de setembro, ante a elevação de 0,15% na primeira quadrissemana.

6 -  Inflação pelo IGP-10 atinge 1,12% em setembro. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) foi de 1,12% em setembro, após ter atingido 0,46% em agosto, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado anunciado hoje ficou dentro das previsões dos analistas do mercado financeiro, que esperavam uma taxa entre 1,10% e 1,33%, com mediana de 1,20%.

7 - Bolsas da Europa começam a sexta-feira em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta sexta-feira, depois de terem encerrado em queda o pregão passado, devido à divulgação de dados econômicos decepcionantes nos EUA e no Reino Unido, sugerindo uma possível dupla recessão nesses países e na economia global.

8 - Vale consolida posição de maior exportadora do país.  A Vale consolidou em agosto a condição de líder do ranking das maiores exportadoras do Brasil, segundo levantamento mensal divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

9 - Brasil é notificado pela UE sobre retenção de carne.  O Ministério da Agricultura informou hoje que foi notificado pela Direção Geral de Saúde e Consumidores da Comissão Europeia (DGSanco) sobre a retenção de um lote de 20 toneladas de carne processada com quantidade de vermífugo acima do limite aceito pelo bloco europeu.

10 - Confiança americana e inflação brasileira no foco dos mercados.  Após cair sob o peso dos dados desanimadores da economia americana na quinta-feira, o mercado mais uma vez aguarda com expectativa indicadores do país, com a confiança do consumidor da Universidade de Michigan, divulgada às 10h55 da manhã.

 

Leia mais sobre a capitalização da Petrobras

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter 

Acompanhe tudo sobre:AçõesCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisHypera Pharma (Hypermarcas)Indústria do petróleoIndústrias em geralInflaçãoMineraçãoPetrobrasPetróleoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa opera perto da estabilidade, apesar de rali exterior pós-Fed; Nasdaq sobe 2,5%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado