Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Petrobras perde posto de maior valor de mercado para Vale; preço do barril não terá arbitragem

Plataforma P-52 deixa estaleiro rumo à Bacia de Campos: Petrobras perde pódio para Vale pela primeira vez em três anos (.)

Plataforma P-52 deixa estaleiro rumo à Bacia de Campos: Petrobras perde pódio para Vale pela primeira vez em três anos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2010 às 09h41.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Petrobras perde posto de maior valor de mercado para Vale. A Petrobras (PETR3); (PETR4) perdeu na quarta feira (19) o posto de maior empresa da América Latina para a Vale (VALE3); (VALE5). A troca  foi motivada pela forte queda de 25% das ações da estatal brasileira este ano por conta das incertezas da capitalização. O valor de mercado caiu 94 bilhões de reais, para 253,132 bilhões de reais este ano.

2 - Preço do barril não terá arbitragem. Ao contrário da praxe do mercado, o governo não vai recorrer a uma arbitragem internacional para resolver a divergência entre a Petrobrás e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) sobre o preço do barril de petróle o base para a capitalização da estatal pela União.Técnicos do governo estão reunidos no Rio de Janeiro para tentar chegar a um número de consenso.

3 - Governo vai estimular setor financeiro privado a substituir o BNDES. O governo lança dentro de, no máximo, 45 dias, pacote de incentivos ao sistema financeiro para estimular empréstimos privados de longo prazo a projetos empresariais, especialmente de infraestrutura. As medidas podem incluir mecanismos relacionados a tributos, compulsórios, debêntures, securitização e recebíveis imobiliários, entre outros.

4 - IPC-A-15 tem deflação  DE 0,05% em agosto. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou deflação de 0,05% em agosto, após recuar 0,09% um mês antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto de 2009, no entanto, houve variação positiva de 0,23%.

5 - Bolsas da Europa abrem a sexta-feira em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta sexta-feira, depois de terem encerrado o pregão passado em queda, por conta da divulgação dos indicadores norte-americanos, o que esfriou os ânimos dos investidores.

6 - Equity International reduz participação na Gafisa a 5,7%. A Equity International, do bilionário norte-americano Sam Zell, anunciou nesta quinta-feira a venda de aproximadamente 2,7 milhões de recibos de depósitos de ações (ADRs) da Gafisa por cerca de 37 milhões de dólares. Com essa transação, passa a deter 5,7% de participação na construtora e incorporadora.

7 - Mastercard movimenta 29 bilhões na América Latina no segundo trimestre. A bandeira de cartões MasterCard anunciou hoje resultados do segundo trimestre de 2010, com crescimento de dois dígitos no faturamento e no volume de compras na América Latina e Caribe. Entre os meses de abril a junho, os cartões da bandeira fizeram 685 milhões de transações de compra e saque.

8 - Financial Times: eleições no Brasil preocupam pouco o investidor estrangeiro. O jornal Financial Times publicou nesta sexta-feira uma reportagem que compara as eleições de 2002 com a atual. Para a publicação, a corrida presidencial de hoje revela pouco sinal de preocupação para os investidores estrangeiros.

9 - CVM avaliará transparência da operação da Petrobras. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) irá avaliar a operação de cessão onerosa da Petrobras, afirmou na quarta-feira (19) a presidente da autarquia, Maria Helena Santana. A análise será feita como uma operação entre partes relacionadas, já que o governo é o principal acionista da companhia.

10 - Crise consolida Brasil como oitava economia mundial. A crise espanhola permitiu que o Brasil se firmasse na oitava posição entre as maiores economias do mundo. Com base em números oficiais, o jornal econômico espanhol Expansion revelou que o ranking das maiores economias foi bastante modificado com a crise global.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleobolsas-de-valoresAçõesBNDES

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15