Veja o que foi destaque na semana em que a China voltou a deixar o mercado preocupado
Veja os destaques e bom fim de semana (Getty Images)
Karla Mamona
Publicado em 14 de março de 2014 às 17h33.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h16.
1. Veja os destaques e bom fim de semanazoom_out_map
1/12(Getty Images)
São Paulo - A semana foi cheia. Os resultados apresentados pela China chamaram a atenção do mercado. Apesar da produção industrial chinesa ter apresentado crescimento no começo do ano, a expansão foi a menor dos últimos cinco anos. Os dados repercutiram negativamente por aqui, afetando o desempenho das siderúrgicas e mineradoras brasileiras. O Ibovespa encerrou a semana com uma recuo de 2,77% - no ano, o tombo é de 12,70%. Veja a seguir os 10 fatos que agitaram o mercado desde a última segunda-feira e bom fim de semana.
A Petrobras está pagando consideravelmente mais para ter acesso ao líquido mercado de dívida em dólares do que em 2013, quando emitiu 11 bilhões de dólares em bônus, um recorde por uma empresa de país emergente, quando a demanda chegou a 42,3 bilhões de dólares. Na semana, as ações ordinárias da empresa recuaram 4,5%, enquanto a preferencial caiu 4%.
Em mais um capítulo do caso X, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu em janeiro um novo processo administrativo sancionador contra o empresário Eike Batista. Desta vez, ele está sendo acusado de suposta prática de manipulação de preços e negociação de papéis da petroleira OGX com uso de informação privilegiada. Os papéis da petrolífera encerraram a semana com queda de 4%, valendo 0,24 centavos de real.
Após divulgação de resultado do último trimestre do ano passado na sexta-feira, a MRV liderou as perdas do Ibovespa. Entre outubro e dezembro, o lucro líquido da companhia foi de 72 milhões de reais, ante 115 milhões um ano antes. A média das estimativas de analistas apontava para lucro de 129,5 milhões de reais.Na semana, as ações registaram queda de 11%.
Com a incerteza que paira sobre o futuro da associação da Kroton e da Anhanguera, os papéis das companhias lideraram as perdas do Ibovespa na quinta-feira. Com isso, a Anhanguera encerra a semana com perdas de 5,04%. Já a Kroton, conseguiu se recuperar, acumulando uma valorização de 2,59%.
Apesar da produção industrial do país ter aumentado 8,6% em janeiro e fevereiro, o crescimento foi o menor dos últimos cinco anos. As exportações do país recuaram 18,1% no segundo mês do ano. As preocupações com a segunda maior economia do mundo respingaram nas companhias brasileiras. No caso da Vale, a empresa encerra a semana com uma queda de 4,6% nos papéis preferenciais. Já a CSN, apesar de ter recuado durante a semana, viu seus papéis recuperarem o fôlego na sexta-feira, após a autorização da reabertura de um novo programa de recompra de ações. Com isso, as ações terminaram a semana em alta de 5,9%.
A segunda maior processadora de carne bovina no Brasil afirmou esta semana que vê cenário externo favorável e estuda a abertura de capital de suas unidades no exterior como forma de acelerar seu crescimento orgânico e reduzir o endividamento da companhia. A ação da empresa terminou a semana em baixa de 2%.
As ações preferenciais da Lojas Americanas assumiam a ponta positiva do Ibovespa na quinta-feira, com ganhos que chegavam a 2,6%. A companhia de varejo registrou lucro líquido consolidado de R$ 273,2 milhões no quarto trimestre de 2013, alta de 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As ações fecharam a semana com alta de 2,5%.
10. Criador do Candy Crush vale 7,5 bilhões de dólares?zoom_out_map
10/12(Divulgação)
O estúdio britânico King, criador do game Candy Crush Saga, afirmou que após IPO, o preço de suas ações vai variar entre 21 e 24 dólares. O valor da empresa chegaria em torno de 7,5 bilhões de dólares. Em comunicado enviado à Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), serão ofertadas 15,5 milhões de ações.
O Carrefour, segundo maior rede varejista do País, cogita a possibilidade de trocar um IPO por uma oferta privada. A empresa avalia a captação de 5 bilhões de reais. O dinheiro do investimento partiria do empresário Abílio Diniz ou de um fundo soberano. Segundo fontes do mercado, a estratégia seria uma alternativa mais viável ao momento da empresa.
12. Veja agora as 30 empresas que começaram março abaixo do valor patrimonialzoom_out_map
Em seu novo plano estratégico entre 2025 e 2029, a Petrobras anunciou um investimento de US$ 2,2 bilhões na produção de etanol, marcando sua volta ao setor após anos de ausência; petroleira também estaria conversando com Inpasa e BP