EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2010 às 09h47.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 - Capitalização da Petrobras será analisada pelos seus investidores nesta terça-feira. A assembleia geral dos acionistas irá analisar a capitalização da empresa, uma das maiores já feitas no mercado brasileiro, como parte do ambicioso programa de investimentos que pretende injetar 224 bilhões de dólares até 2014.
2 - Vale prepara plano para investir US$ 90 bilhões. A mineradora prepara um plano de investimentos de 90 bilhões de dólares para os próximos cinco anos, com cerca de 70% do orçamento aplicado no Brasil.
3 - Portugal Telecom não votará dividendo de 1 euro por ação proposto pela Telefônica. A assembleia de acionistas da PT não votará a proposta da Telefónica de distribuição de dividendos extraordinários de 1 euro por ação pela parcela da Portugal Telecom na Vivo.
4 – IPCA-15 de junho subiu 0,19% na comparação com o mês anterior. O índice de preços, considerado uma prévia do IPCA, mostrou desaceleração em relação à medição de 0,63%, realizada em maio.
5 - Confiança do empresário alemão é a maior em 2 anos. A confiança aumentou em junho para o maior patamar desde maio de 2008, segundo pesquisa índice do instituto Ifo, feito com cerca de 7 mil empresas.
6 - Citibank será instituição depositária de BDRs de estrangeiras. A corretora venceu a licitação da BM&FBovespa e será a instituição depositária de recibos de ações (BDRs) de nível 1 não patrocinados de empresas estrangeiras na bolsa paulista.
7 - Iuane cai em mercado local após China anunciar promessas de flexibilização da moeda. A moeda chinesa fechou em queda no mercado de balcão nesta terça-feira, atingindo o seu nível mais alto em relação ao dólar norte-americano em cinco anos.
8 – Déficit comercial da Espanha cai no 1º quadrimestre de 2010. As exportações ultrapassaram importações nos primeiros quatro meses de 2010 na Espanha, levando o déficit comercial a queda de 1,6% até 17,368 bilhões de euros (US$ 21,36 bilhões), informou hoje o Ministério de Indústria espanhol.
9 - Bancos espanhóis estão mais sadios do que o mercado pensa, analisa a agência de classificação de risco Moody’s. "Enquanto o BCE (Banco Central Europeu) prover o funding para manter os custos baixos... o sistema bancário espanhol não está tão mal quanto o mercado parece acreditar", explica Johannes Wassenberg, diretor geral da agência.
10 - Bolsa de Tóquio realiza lucros e fecha em queda de 1,2%. A Bolsa de Tóquio fechou em queda, com realizações de lucros centradas em ações ligadas ao setor de commodities, como Sumitomo Corp. e Idemitsu Kosan, após a forte alta que se seguiu à decisão chinesa de permitir maior flexibilidade à cotação do yuan.