EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2010 às 09h45.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 - Começa nesta segunda-feira o período de reserva de ações da oferta pública do Banco do Brasil. A instituição planeja levantar cerca de 10 bilhões de reais com a venda de 356,8 milhões de ações ordinárias (com direito a voto), que passarão a ser negociadas na BM&FBovespa a partir da próxima semana.
2 - "Não seria impossível unir a Vivo a outra operadora´, diz acionista da Portugal Telecom em entrevista exclusiva ao site de EXAME. "Vender a Vivo é sempre uma possibilidade, mas não nesses termos. É impossível deixar o mercado brasileiro", disse Nuno Vasconcellos, presidente do fundo Ongoing.
3 - Banco central alemão prevê forte crescimento no 2º trimestre. O Bundesbank prevê um forte crescimento da economia alemã no segundo trimestre do ano, devido ao impulso da indústria e do setor de construção.
4 - Mercado eleva para 12% ao ano projeção para Selic. O mercado financeiro elevou a estimativa para a taxa básica de juros (Selic) para o fim de 2010, de 11,75% ao ano para 12,00% ao ano.
5 - Apoio a governo japonês cai com discussão sobre alta de imposto. O apoio popular ao governo do novo primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, diminuiu antes das eleições do mês que vem, com os eleitores divididos sobre o pedido do premiê para discutir uma futura alta nos impostos, mostraram pesquisas nesta segunda-feira.
6 - Austrália e China assinam acordos no valor de US$ 8,8 bilhões. Austrália e China assinaram acordos comerciais avaliados em US$ 8,80 bilhões nos setores de recursos naturais e energia, segundo anunciou hoje o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd.
7 - Mercados esperam que Fed mantenha juros esta semana. O Federal Reserve (Fed, banco central americano) iniciará na terça-feira uma reunião de dois dias, um encontro no qual mais uma vez a atenção dos mercados está na linguagem que usar em seu comunicado, porque ninguém aposta por mudanças nos juros.
8 - Chefe de fundo da BP promete pagar indenizações rapidamente. O administrador independente do fundo de 20 bilhões de dólares que foi criado pela British Petrolium para compensar vítimas do vazamento de óleo no Golfo do México prometeu neste domingo que faria o possível para que as indenizações fossem pagas o mais rápido possível.
9 - Bolsas da Europa começam a semana em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta segunda-feira, depois de terem encerrado o último dia da semana passada mistas.
10 - China diz que flexibilização do iuane levará seu tempo próprio. O Banco Popular da China (banco central chinês) emitiu um novo comunicado no qual indica que a flexibilização do iuane, anunciada ontem e aplaudida por Estados Unidos e União Europeia, não acontecerá de um golpe só.