Mercados

10 coisas que você precisa saber para lidar bem com os mercados nesta quinta-feira

Copom pede atuação mais incisiva para conter inflação; Governo prorroga isenção de IPI para caminhões e máquinas

"Excluindo as sinergias, os múltiplos implícitos na aquisição são baixos", afirma Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom, sobre a oferta de compra da Vivo pela Telefónica (Germano Lüders/Exame)

"Excluindo as sinergias, os múltiplos implícitos na aquisição são baixos", afirma Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom, sobre a oferta de compra da Vivo pela Telefónica (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2010 às 09h47.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - O Copom deve agir de forma mais "incisiva" para evitar que as incertezas da inflação no curto prazo migrem para o longo prazo. O BC também afirmou na ata da sua última reunião de política monetária que os riscos para a consolidação de um cenário inflacionário benigno são essencialmente internos. A tarifa elétrica de 2010 deve subir 1,5%, acima da estimativa anterior de 0,7%, disse o BC no documento.

2 - Portugal Telecom afirma que as estimativas de sinergias anunciadas pela Telefônica para a incorporação da Vivo "faltam ambições". Zeinal Bava, presidente da PT, avalia que o valor de 2,8 bilhões de euros é pequeno. "Excluindo as sinergias, os múltiplos implícitos na aquisição são baixos".

3 - Emissão soberana espanhola agrada mercados. O êxito em nova emissão soberana da Espanha --que amparava a manutenção dos ganhos nas bolsas da Europa e recolocava o euro em trajetória ascendente-- deve repercutir também no mercado brasileiro nesta quinta-feira.

4 - Reunião define hoje as sócias de Belo Monte. Uma reunião marcada para hoje às 14h30 em Brasília pode definir os principais autoprodutores da empresa que terá a concessão da Hidrelétrica de Belo Monte pelos próximos 35 anos.

5 - BCE pede reestruturação de setor bancário na zona euro. O Banco Central Europeu (BCE) pediu nesta quinta-feira uma reestruturação do setor bancário da zona do euro para "assegurar um acesso adequado ao financiamento".

6 - IPI reduzido para caminhões e máquinas é prorrogado. A isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para caminhões e tratores, que terminaria em 30 de junho, será prorrogada até 31 de dezembro de 2010, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

7 - Comissão aprova projeto que altera regras da TV paga. As mudanças mais significativas da proposta são a permissão para que as concessionárias de telefonia fixa possam oferecer serviços de TV a cabo nas áreas onde atuam (as regras vigentes proíbem essa prática) e a obrigatoriedade de cotas de conteúdo nacional.

8 - A Romi, fabricante mundial de máquinas-ferramenta, reiterou nesta manhã a oferta de 10 dólares por ação da americana Hardinge. A americana disse que pode não alcançar as metas de vendas traçadas no mês passado. "Encorajamos os acionistas da Hardinge em aceitarem a oferta em dinheiro da Romi, o que representa um prêmio de 105% se comparado ao preço de fechamento das ações da Hardinge em 14 de dezembro de 2009", mostra o documento.

9 - Bolsas da Europa abrem mistas nesta quinta-feira. As principais bolsas de valores da Europa abriram mistas nesta quinta-feira, depois de terem encerrado ontem em alta, por conta dos bons desempenhos do setor de seguros e da indústria farmacêutica.
 
10 - Bolsas da Ásia fecham em elevação; HK ganha 0,4%. A maioria dos mercados asiáticos apresentou alta nesta quinta-feira. Os fatores locais tiveram a maior influência sobre as bolsas da região. A Bolsa de Hong Kong teve a sétima elevação consecutiva.

Acompanhe tudo sobre:3GAçõesbolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefônicaVivo

Mais de Mercados

Tesla bate US$ 1 trilhão em valor de mercado após rali por vitória de Trump

Mobly assume controle da Tok&Stok com plano de sinergias e reestruturação financeira

Trump não deverá frear o crescimento da China, diz economista-chefe do Santander

Vendas do Wegovy, da Novo Nordisk, disparam 79% no 3º trimestre