Invest

BDRs da Ericsson chegam a operar em alta de 12% após divulgação de resultados

Segundo o analista da EXAME Research, Bernardo Carneiro, a Ericsson está colhendo frutos de seus investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, iniciados em 2017

Ericsson: Sede da companhia na Suécia (Ericsson/Divulgação)

Ericsson: Sede da companhia na Suécia (Ericsson/Divulgação)

A Ericsson, empresa de soluções digitais e infraestrutura de telecomunicações, apresentou seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2020 e superou as expectativas do mercado. Apoiada nas fortes vendas de equipamentos 5G e também na proibição de atuação da sua concorrente Huawei em vários países, a companhia sueca teve lucro de US$ 873,9 milhões no período. Com isso, os BDRs da empresa sueca tiveram alta de 11,79% por volta das 10h56 desta manhã, na bolsa de valores brasileira.


Proteja o seu patrimônio da economia brasileira. Invista nas empresas mais lucrativas do mundo. Descubra como.

No acumulado do ano de 2020, o lucro da Ericsson foi de US $ 1,91 bilhão. Vale destacar que nos últimos 12 meses as ações da Ericsson tiveram alta de 40%. A empresa destacou em comunicado à agência Reuters que a competição em seu setor é sempre acirrada e "o truque é estar à frente da curva de custos". Além de estar vendendo mais, a companhia sueca também tem ganhado mais a cada venda realizada.

"Praticamente todo o lucro operacional do 4º trimestre, de 11 bilhões de coroas suecas, veio da unidade de redes móveis, que já representa 71% do faturamento total da Ericsson (era 67% há um ano atrás)", afirmou Bernardo Carneiro, especialista de BDRs da EXAME Research.

O lucro operacional ajustado trimestral da empresa, de 11 bilhões de coroas suecas (US $ 1,3 bilhão), foi quase o dobro do valor apresentado no mesmo período do ano anterior, de 6,5 bilhões de coroas suecas. A companhia também frisou que o salto apresentado em sua receita total, de 5% frente ao ano anterior, reflete o aumento de participação de mercado da Ericsson na América do Norte, no Nordeste da Ásia e na Europa. A receita total da empresa ficou em 69,6 bilhões de coroas suecas (cerca de US$ 8,3 bilhões).

"A Ericsson está colhendo agora os frutos de investimentos maçicos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), particularmente na infraestrutura da rede de 5G, iniciados em 2017. Em meados de 2020 a companhia acelerou o lançamento dos serviços de 5G na China, América do Norte e Europa, que tiveram ampla aceitação. Esses resultados compensaram vendas fracas no Oriente Médio, África e aqui na América Latina, regiões que passaram por turbulências macroeconômicas", disse o analista da EXAME.

Carneiro também ressaltou que a Ericsson tem ADRs na Nasdaq, a bolsa norte-americana de tecnologia e por ter superado as projeções do consenso de mercado, particularmente no lucro operacional ajustado, que veio 28% acima do esperado, as ações hoje cedo no pre-market dispararam. "Como existe um programa aberto de BDRs desses ADRs, era muito provável que o BDR dela subiria bastante hoje na B3", explicou o especialista.

Acompanhe tudo sobre:BDRExame ResearchInvestimentos-pessoais

Mais de Invest

Qual a diferença entre herdeiros necessários e testamentários?

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Quais são os documentos necessários para fazer um inventário extrajudicial?

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3