Prêmio acumulou novamente e o próximo ganhador pode sair no dia 22/2 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 15h14.
A Mega-Sena acumulou novamente e agora oferece um prêmio estimado em R$ 120 milhões para o próximo sorteio. O motivo é simples: nenhum apostador acertou as seis dezenas no último concurso . O jogo funciona no sistema de acumulação, ou seja, quando ninguém ganha, o valor segue para o próximo sorteio, aumentando a premiação.
Se um único apostador levar o prêmio e decidir aplicá-lo, poderá garantir uma renda passiva considerável. Os rendimentos variam de acordo com o tipo de investimento escolhido. Considerando a Taxa Selic atual de 13,25% ao ano, veja as projeções de rendimento mensal para três investimentos de renda fixa:
A decisão entre as aplicações citadas acima irá depender de dois fatores principais: segurança e liquidez. A poupança é uma das aplicações preferidas pelos brasileiros, porque é fácil de ser manuseada, pode ser criada em qualquer banco e não é tributada com o Imposto de Renda. Além disso, tem liquidez imediata, ou seja, o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento.
Apesar das vantagens, seu rendimento é inferior a outras opções e quando a Selic está alta torna-se uma opção menos atrativa.
Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano (como no cenário atual, em que está em 13,25% a.a.)
Quando a Selic está em 8,5% ao ano ou menos
O CDB, por sua vez, se for de um banco grande, tem segurança, mas pode ter prazos de resgate diferentes. O ideal é analisar a necessidade de liquidez antes de investir. Se precisar de maior flexibilidade, opte por um com liquidez diária (mas menor rendimento).
Já o Tesouro Selic é uma das opções mais seguras do mercado, pois é garantido pelo Governo Federal, o que significa que as chances de você perder o seu patrimônio são quase nulas. Assim como a poupança, o dinheiro também pode ser resgatado a qualquer momento, mas há um pequeno risco de oscilação no curto prazo.
Quem deseja arriscar um pouco mais para fazer o patrimônio crescer, pode escolher entre as opções de renda variável disponíveis. Estas proporcionam retornos superiores no longo prazo, mas apresentam mais riscos de perda de patrimônio.
Investir em ações significa comprar uma pequena participação em empresas listadas na Bolsa de Valores. O investidor ganha dinheiro de duas formas:
No entanto, o mercado de ações é volátil, ou seja, os preços oscilam bastante, podendo subir ou cair rapidamente. Para quem investe no longo prazo, as ações historicamente trazem retornos superiores à renda fixa, mas há risco de perdas, especialmente no curto prazo.
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são uma forma de investir no mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel físico. O investidor adquire cotas do fundo, que representa empreendimentos como shoppings, galpões logísticos, lajes corporativas e hospitais.
Estes oferecem dois tipos de retorno:
Diferente de imóveis físicos, os FIIs oferecem liquidez, pois podem ser comprados e vendidos na Bolsa de Valores a qualquer momento. No entanto, os preços das cotas podem oscilar devido a fatores econômicos, como juros altos ou crise no setor imobiliário.
Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos que replicam o desempenho de um índice da Bolsa, como o Ibovespa, que reúne as ações das maiores empresas do Brasil.
Ao investir em um ETF, o investidor compra, de forma indireta, uma cesta de ações ou outros ativos sem precisar escolher cada empresa individualmente. Isso garante maior diversificação e reduz o risco em relação à compra de uma única ação.
Principais vantagens dos ETFs:
A principal desvantagem dos ETFs é que não pagam dividendos diretamente, pois os rendimentos são reinvestidos no próprio fundo. Além disso, como seguem índices de mercado, não permitem estratégias personalizadas de investimento.
O próximo sorteio da Mega-Sena acontece no sábado (22 de fevereiro). Para concorrer, é possível fazer uma aposta mínima de R$ 5,00, escolhendo seis números entre 1 e 60. As apostas podem ser feitas até 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em casas lotéricas ou pelo site e aplicativo da Caixa Econômica Federal.
Ganhar na Mega-Sena pode mudar a vida de qualquer pessoa, mas administrar um grande prêmio exige conhecimento. Escolher investimentos errados pode significar perder dinheiro com taxas, baixa rentabilidade ou até golpes financeiros . Entender as opções disponíveis ajuda a garantir que o dinheiro dure por gerações, proporcionando segurança financeira no longo prazo.