Invest

O que é a marcação a mercado? Entenda como funciona

Entenda como funciona a marcação a mercado e como ela pode fazer você perder dinheiro se resgatar um título do Tesouro antes do prazo

 (Artisteer/Getty Images)

(Artisteer/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 17h26.

Última atualização em 7 de julho de 2022 às 14h45.

É possível perder dinheiro no Tesouro Direto. Mas o prejuízo ocorre só em caso de resgate antecipado. Isso acontece porque, entre a data da compra e a do vencimento, o preço do título vai variar seguindo as condições de mercado e as expectativas para a taxa de juro. Essa variação de preço se chama marcação a mercado.

O que é a marcação a mercado?

A marcação a mercado, também chamada de Market to Market ou MtM, é a atualização do preço de um ativo de renda fixa ou da cota de um fundo de investimento pelo seu preço de mercado. Essa variação serve para o investidor saber quanto receberia se resgatasse o título naquele dia.

Embora possa acontecer com todos os títulos de renda fixa, a marcação a mercado costuma preocupar mais investidores de títulos prefixados ou híbridos. 

Isso acontece porque o valor de face de um título (valor investido somado à rentabilidade), ou seja, quanto ele valerá no seu vencimento não se altera. Mas mudanças na taxa de juro, liquidez e na expectativa econômica podem fazer com que o valor que esse título custa hoje, também chamado de preço unitário ou PU, acabe sofrendo variações.

Se, por exemplo, os juros aumentarem, o PU diminuirá. Com isso, quem investiu quando as condições de mercado eram diferentes pode acabar observando um rendimento negativo na sua carteira.  

A boa notícia é que quem carrega o título até o vencimento receberá sempre o valor que foi combinado no começo. 

Acompanhe tudo sobre:Tesouro DiretoJurosrenda-fixaInvestidor conservadorInvestimentos-pessoaisGuia de Investimentos

Mais de Invest

Criptoativos, tokens e NFTs: o glossário essencial para entender o universo das criptomoedas

Captação de fundos supera resgates em 2025, mas juros altos reduziram apetite do investidor

Regulamentação de ETFs ativos no Brasil deve entrar na agenda de 2026 da Anbima

Ouro supera marca dos US$ 4 mil e pode ir muito além até fim do ano que vem, diz Goldman Sachs