(Witthaya Prasongsin/Getty Images)
Beatriz Quesada
Publicado em 28 de fevereiro de 2021 às 07h15.
Última atualização em 9 de março de 2021 às 15h20.
Entre março e abril, o leão bate à porta do brasileiro. Todo contribuinte pessoa física que fez negociações na bolsa de valores no ano de 2020 deve declarar o Imposto de Renda (IR) em 2021 para a Receita Federal.
Para aprender como declarar cada tipo de investimento no Imposto de Renda, baixe o e-book gratuito da EXAME.
Os fundos imobiliários fazem parte dos investimentos que precisam ser declarados. Ainda que exista a isenção de IR para a distribuição de rendimentos mensais, as cotas compradas devem ser incluídas na declaração.
Existem ainda outras opções que são sim tributáveis, como os rendimentos da valorização das cotas do FII no momento da venda.
O professor Arthur Vieira, especialista em FIIs da Exame Academy, preparou um tutorial com as telas do programa da Receita Federal de 2021:
O conteúdo foi veiculado no FIIs em Exame, um programa semanal transmitido toda sexta-feira, às 15h, onde Vieira recebe convidados e ajuda você a entender melhor como funcionam os fundos imobiliários e por que você deve investir neles.
Além disso, a EXAME preparou um e-book inédito e uma série de vídeos gratuitos para te ajudar a declarar qualquer investimento de maneira prática - e evitar a malha fina.