Tela do aplicativo do BTG Pactual digital com opções de atendimento ao cliente | Foto: BTG Pactual/Divulgação (BTG Pactual/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2021 às 16h37.
Última atualização em 3 de setembro de 2021 às 18h04.
Na batalha de bancos e corretoras digitais, a experiência do consumidor com a marca, do uso de serviços e produtos até o atendimento em caso de dúvidas e pedidos de assessoria para investimentos, é uma das principais armas para conquistar o cliente.
É uma disputa em que o consumidor é o grande vencedor, na medida em que a régua de qualidade sobe e não há mais espaço para a relação em que ele tem que se ajustar ao que é oferecido pelo banco, como era predominante até alguns anos atrás, em vez do contrário.
Para o BTG Pactual digital, essa é uma frente estratégica. O plano de ação inclui diferenciais como o atendimento 24 horas com os clientes em todos os canais de comunicação: telefone, chat, e-mail, WhatsApp e redes sociais. Há uma área dedicada para o atendimento ao investidor de renda variável durante o horário estendido de pregão, das 8h às 18h30.
O nível de atendimento tem se refletido na avaliação dos seus usuários: a corretora digital do BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a EXAME) é a única instituição de investimentos a conquistar cinco selos RA 1000 do Reclame Aqui, um atestado de qualidade que reflete a avaliação espontânea de clientes à forma como são tratados.
O selo RA 1000, uma referência no país na avaliação de empresas privadas e públicas por consumidores, foi conquistado pelo BTG Pactual digital em 2019, 2020, nos últimos 12 meses, nos últimos seis meses e no geral.
O RA 1000 é concedido a empresas que possuem "excelentes índices de atendimento" no Reclame Aqui, cumprindo cinco critérios, como obter índice de resposta às contestações do cliente igual ou superior a 90%, índice de solução dos problemas apresentados igual ou superior a 90% e ter uma nota média de avaliação igual ou acima de 7 (sete).
Além disso, o BTG digital foi indicado para concorrer ao Prêmio Reclame Aqui 2021 na categoria "Plataformas Digitais de Investimento". A votação popular começou no dia 1º de setembro e se estenderá até 31 de outubro.
"A indicação ao prêmio representa toda a dedicação que temos com os clientes a cada atendimento", disse Isabela Pasqualini Ferreira, Head de CX (Customer Experience) do BTG Pactual digital, à EXAME Invest.
"Manter os cinco selos RA1000 em todos os períodos de avaliação do Reclame Aqui é uma dedicação diária do time de CX para mostrar ao cliente que ele é bem atendido do início, quando oferecemos um atendimento 100% humanizado que funciona 24h por dia e 7 dias na semana, até o fim, quando o cliente abre uma reclamação e recebe também o melhor atendimento e a melhor resolução", afirmou a executiva que lidera a área de CX.
"O desafio é não só manter o nível de serviço como aumentar a eficiência", completou Isabela.
É uma eficiência mais ampla que pode ser alcançada, segundo ela, reduzindo o tempo de atendimento, antecipando eventuais reclamações e ampliando os índices de retenção de clientes, entre outras frentes.
Uma das soluções que permitirá essa melhoria será a adoção de modelos preditivos para o atendimento, algo que entrou no plano estratégico da corretora.
Tanto empenho não ocorre por acaso. Uma pesquisa da Deloitte Financial Services apontou a relevância da experiência para clientes que fazem uso recorrente de serviços digitais, especialmente os que são adeptos de celulares como meio de contato.
Enquanto pouco mais da metade (53%) de clientes tradicionais de bancos seriam capazes de fazer uma recomendação da instituição, essa proporção sobe para dois em cada três (68%) no caso daqueles que são "mobile users".
Para votar no Prêmio Reclame Aqui 2021 na categoria de Plataformas Digitais de Investimento, acesse aqui.
Isabela Pasqualini Ferreira, Head de CX (Customer Experience) do BTG Pactual digital (BTG Pactual/Divulgação)