Petrobras: ações desabaram nesta segunda, após saída de Roberto Castello Branco na última sexta-feira (Paulo Whitaker/Reuters)
Em live realizada pela EXAME Invest Pro e apresentada pelo CIO da EXAME Invest, Renato Mimica, nesta segunda-feira, 22, o analista de empresas de petróleo Thiago Duarte, sócio do BTG Pactual, avaliou a situação da Petrobras sob a ótica dos investidores, diante da mudança no comando da companhia e a sinalização de interferência do governo federal.
Quer saber como o sobe-e-desce do dólar pode afetar a economia brasileira? Assine a EXAME Invest Pro
Para Duarte, um dos pontos que passava confiança a investidores e analistas na gestão do presidente Roberto Castello Branco na Petrobras era a busca pela independência da companhia para perseguir a paridade de preço com outras empresas do setor. Ou seja, para que a petrolífera possa praticar os preços de mercado.
"Sempre acreditamos que um dos pilares para buscar a política de preço coerente com qualquer outra empresa petroleira do mundo estava na atual gestão. A gestão, que se intensificou em 2019, era muito voltada para três pilares de que gostamos muito", disse o analista do BTG Pactual. Os três pilares listados por Duarte foram:
Segundo Duarte, esses pilares que eram vistos como pontos muito fortes da Petrobras até a semana passada podem se tornar um forte risco. "Não é nem dizer que virarão para outra direção, mas hoje o mercado está precificando o risco de esses três pilares não estarem mais presentes ou em alguma magnitude ou em magnitude nenhuma."
Duarte ainda contextualizou os acontecimentos mais recentes envolvendo a Petrobras. Segundo ele, desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro, o tema "interferência na política de preço da Petrobras" se fez presente quase que mensalmente no cenário político. Mas, apesar disso, até o momento não havia surtido efeito prático.
Mas tudo isso mudou quando as reclamações de Bolsonaro deram lugar à atitude concreta com a saída anunciada de Castello Branco e a sua substituição futura pelo general Joaquim Silva e Luna, na sexta-feira à noite.
Confira a íntegra da live com Thiago Duarte, sócios e analista do setor de petróleo do BTG Pactual, e Renato Mimica, CIO da EXAME Invest Pro: