BTG Insights

Painel solar: empresas de instalação podem financiar o projeto de seus clientes com o BTG Pactual

Após a implementação da medida conhecida como “taxação do sol”, o banco está oferecendo ainda mais apoio para integradores e distribuidores melhorarem suas propostas

Energia Solar: Instalações de energia solar em Porto Feliz (SP) (Amanda Perobelli/Reuters)

Energia Solar: Instalações de energia solar em Porto Feliz (SP) (Amanda Perobelli/Reuters)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de março de 2023 às 18h04.

Última atualização em 6 de março de 2023 às 18h07.

Com o aumento da demanda por sistemas de geração de energia solar, o mercado de instalação de painéis fotovoltaicos tem se mostrado muito promissor para empresas e profissionais que atuam nessa área.

Seja para reduzir os custos com energia elétrica, seja para contribuir com a preservação do meio ambiente, o fato é que cada vez mais as pessoas e organizações estão investindo nesse tipo de fonte limpa.

De acordo com um relatório divulgado recentemente pela BloombergNEF, a contratação de energia renovável por empresas privadas bateu recorde em 2022, avançando 18% em relação ao ano anterior, por exemplo.

Dentre as regiões que mais se destacaram, as Américas e Ásia-Pacífico foram as principais. No material, também é citado que o aumento na América Latina foi bastante impulsionado pelo Chile e Brasil.

Entretanto, algumas mudanças na legislação brasileira podem afetar empresas e profissionais que operam nesse campo.

Parcelas fixas equivalente à economia na conta de luz: clique aqui para oferecer um financiamento com essas condições para seu cliente

Taxação da energia solar

Conhecida popularmente como “taxação do sol”, essa medida nada mais é do que uma lei para cobrar a distribuição de energia até os imóveis.

Quando o consumo de uma propriedade era inferior ao que foi gerado pelo sistema fotovoltaico, a energia excedente ia para a rede de distribuição para ser “armazenada” e voltava como “crédito” para o consumidor.

Agora, no entanto, os imóveis que possuem sistema fotovoltaicos serão “taxados” por esse serviço de transmissão de energia até as residências, chamado de Fio B.

Segundo especialistas, o aumento no custo da conta de luz não deve ser significativo o suficiente para a captação de energia solar deixar de ser benéfica.

Porém, a mudança pode assustar quem ainda pretendia aderir ao sistema.

Financiamento com o Maior Banco de Investimentos da América Latina: clique aqui para oferecer para seus clientes

O que as empresas de instalação de painéis solares podem fazer?

Mesmo que o custo da instalação de painéis fotovoltaicos “se pague” ao longo do tempo com o acúmulo de economias na conta de luz, o dinheiro necessário ainda é um dos maiores empecilhos para aderir ao sistema.

Com o aumento no valor de uso por conta dessa lei, as distribuidoras e instaladoras podem sofrer uma perda de clientes. No entanto, há alguns caminhos para reverter a situação e aumentar o portfólio de pessoas interessadas em utilizar energia solar.

Uma dessas estratégias é realizar parcerias com bancos e ser um agente intermediário no financiamento entre a instituição bancária e o cliente.

Assim, é possível solucionar esse entrave e ainda receber uma garantia de pagamento.

Quer oferecer o melhor financiamento possível para seu cliente? Clique aqui e se torne parceiro do BTG Pactual Empresas

Financiamento através do BTG Pactual

Considerado o Maior Banco de Investimentos da América Latina pela revista Global Finance, o BTG é uma das organizações que estão ajudando a promover o empreendedorismo brasileiro e apoiando negócios como esse.

Para ajudar tanto as empresas que importam e revendem painéis solares quanto as responsáveis pela instalação, o banco financia até 100% do projeto para o cliente final, incluindo a aquisição dos equipamentos.

Não há valor mínimo e, para pessoas físicas, o prazo de pagamento é de até oito anos (para pessoas jurídicas, esse período é de seis anos).

As parcelas fixas são equivalentes à economia que o cliente vai ter na conta de luz. Além disso, o banco também oferece até 6 meses de carências para pagamento da primeira parcela.

Para conhecer mais sobre a proposta de financiamento do banco, basta acessar esta página ou clicar no link abaixo.

QUERO OFERECER O FINANCIAMENTO DO BTG PACTUAL PARA MEUS CLIENTES

Acompanhe tudo sobre:Energia solar

Mais de BTG Insights

Últimas semanas para inscrição no boostlab, programa de investimento em startups do BTG Pactual

BTG Pactual lança carteira automatizada de criptoativos com rebalanceamento mensal

Com programa de pontos e acesso a salas VIP, BTG Pactual aposta na sofisticação com Cartão Ultrablue

Os 3 melhores fundos para investir no 2º semestre de 2024, segundo o BTG Pactual