Invest

Esta estratégia pode te ajudar a escolher ações que pagam bons dividendos

Uma carteira focada em dividendos é a técnica de grandes investidores como Warren Buffett e é o caminho para aumentar o patrimônio e construir riqueza

Jerson Zanlorenzi: confira as minhas principais estratégias para investir em boas ações pagadoras de dividendos (José Benigno / BTG Pactual/Reprodução)

Jerson Zanlorenzi: confira as minhas principais estratégias para investir em boas ações pagadoras de dividendos (José Benigno / BTG Pactual/Reprodução)

Jerson Zanlorenzi*

Jerson Zanlorenzi*

Publicado em 7 de outubro de 2021 às 15h31.

Última atualização em 27 de outubro de 2021 às 14h42.

Queridinhas de muitos brasileiros, as empresas pagadoras de dividendos atraem bastante a atenção do investidor que gosta de ver o dinheiro pingando na conta de tempos em tempos. Isso acontece porque essas empresas distribuem parte de seus lucros para os acionistas, prática que segue forte durante este ano.

Para você ter uma ideia, segundo o setor de pesquisa do Bradesco BBI, em 2019, as empresas listadas no Ibovespa pagaram 127 bilhões de reais em dividendos aos acionistas. Em 2020, mesmo com a desaceleração da atividade econômica pela pandemia da covid-19, a distribuição chegou a 109 bilhões de reais. E a expectativa para 2021 é de atingir 295 bilhões de reais. 

Aprenda na minha série gratuita a escolher bons dividendos e outras estratégias para construir riqueza e alcançar a liberdade financeira

Sob qualquer ótica, os lucros cresceram e estão sendo mais distribuídos. Não dá para negar que a movimentação de grandes empresas ganhou holofotes. A Vale, por exemplo, decidiu distribuir mais de 40 bilhões de reais neste ano, e a Petrobras decidiu creditar um dividendo extraordinário de 10,5 bilhões de reais.

As notícias enchem os olhos de investidores que querem aproveitar os dividendos para construir riqueza, aumentando o patrimônio e garantindo renda para alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Mas a dúvida de todo investidor é como encontrar boas ações pagadoras de dividendos -- e, o principal, como não entrar em furadas? 

É o que quero te mostrar a partir de agora. Se você ainda não me conhece, eu sou o Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de ações e derivativos do BTG Pactual digital

Tenho mais de dez anos de experiência no mercado financeiro, sou especializado em renda variável e idealizador do Morning Call (+500 Lives e 2 milhões de visualizações), que acontece de segunda a sexta-feira nas redes sociais do BTG Pactual digital.

Quero te ajudar e, por isso, desenvolvi um passo a passo para que você alcance os seus objetivos financeiros ainda mais rápidamente, encurtando sua jornada para alcançar a liberdade financeira! Sim, decidi compartilhar meu conhecimento e colocar tudo que aprendi ao longo de todos esses anos de carreira à sua disposição. Explico melhor a seguir. 

Como encontrar boas ações pagadoras de dividendos

A estratégia de construir riqueza com dividendos não é nova. Grandes investidores como Warren Buffet e Luiz Barsi já declararam diversas vezes que foi com investimento em ações de empresas pagadoras de dividendos (e o reinvestimento dos lucros) que construíram seu patrimônio e renda. 

Que a técnica funciona, não há dúvidas. Mas, na prática, como saber se uma empresa é ou não uma boa pagadora de dividendos e se vale a pena investir nela? Observar alguns fatores específicos pode ajudar nesta escolha. 

De modo geral, as empresas que distribuem mais dividendos costumam dar bastante lucro. Elas são líderes no setor de atuação, estão em setores maduros e possuem política de distribuição de dividendos elevada. 

Empresas iniciantes, em setores novos, tradicionalmente não distribuem dividendos pois todo o lucro da empresa é reinvestido nela mesma visando o seu crescimento. 

Alcance a independência financeira mais rápido com a minha ajuda. Participe da minha série online e gratuita Nos Trilhos da Prosperidade 

Tendo isso em mente, veja abaixo as principais estratégias para investir em boas pagadoras de dividendos para alcançar a liberdade financeira.

Minhas dicas para escolher ações que pagam bons dividendos

  • Escolha setores bem desenvolvidos, com receita contínua

Sem dúvidas, o setor elétrico é o “queridinho” dos investidores que gostam de dividendos todos os meses. Todo mundo paga a conta de luz, certo? Isso significa que existe uma previsibilidade de lucro das empresas do setor elétrico como Enel, Light etc.

Quando olhamos para o dividend yield desses setores, temos companhias pagando de 9% a 13% ao ano. Sem contar a possível valorização da ação e o efeito bola de neve do reinvestimento de dividendos, que, em cinco, dez anos, pode gerar uma montanha de dinheiro. 

  • Escolha setores que têm grandes companhias há muito tempo

O principal setor que atende essa característica é o bancário. Se olharmos os grandes bancos como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander, todos são bons pagadores de dividendos, distribuindo lucros de cerca de 6% ou 7% ao ano, geralmente com o valor distribuído e pago mensalmente. 

  • Escolha empresas em momento de distribuição alta por fatores específicos

Um exemplo neste caso é a Vale (VALE3). Tradicionalmente, a empresa sempre pagou bons dividendos, mas recentemente, por fatores como alta do minério de ferro, alta das exportações e bom momento do mercado de commodities, a companhia está distribuindo muitos dividendos, gerando uma boa oportunidade para o investidor aumentar a sua posição.

Com essas três dicas iniciais, você consegue alocar em excelentes empresas de dividendos, receber essa distribuição de lucros e ainda ser acionista da empresa. Mantendo essa estratégia e reinvestindo os lucros por anos, você construirá uma grande riqueza e aumentará o seu patrimônio. Mas, destaco: são apenas algumas dicas. Tenho certeza que posso te ajudar a ir ainda mais longe a partir de agora. 

Se você tem interesse (e é bem provável que sim), saiba que foi para você que criei a série gratuita Nos Trilhos da Prosperidade para te ensinar a descobrir o caminho mais rápido, prático e seguro para chegar à liberdade financeira. Continue a leitura que vou te explicar melhor.

Clique aqui para acessar a série online feita por Jerson Zanlorenzi e descubra o caminho mais rápido, prático e seguro para chegar à sua Liberdade Financeira

Nos Trilhos da Prosperidade

Pensando em ajudar cada vez mais brasileiros a alcançarem a liberdade financeira por meio de estratégias responsáveis de investimentos, a EXAME Academy e eu preparamos a série Nos Trilhos da Prosperidade, uma imersão no mundo dos investimentos.

Dos dias 8 a 15 de novembro, todos vocês terão a oportunidade de participar de um curso gratuito comigo, no qual aprenderão a estratégia que eu uso para cuidar melhor do meu dinheiro e alcançar objetivos, como a tão buscada liberdade financeira. As inscrições são gratuitas, a série será totalmente online e os participantes ainda recebem o certificado da Exame Invest.

QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE NOS TRILHOS DA PROSPERIDADE PARA APRENDER A ALCANÇAR A LIBERDADE FINANCEIRA E RECEBER O CERTIFICADO DA EXAME INVEST

O que o curso oferece:

Na série, você vai descobrir os 3 grandes erros financeiros que estão levando mais de 72% dos brasileiros ao endividamento, e vai saber como corrigi-los em tempo recorde. Esse é o primeiro passo para transformar definitivamente sua vida financeira.

Quem embarcar no programar, também vai conhecer as principais modalidades de investimento ignoradas por mais de 90% dos brasileiros, que vão tornar a sua jornada rumo à liberdade financeira muito mais tranquila e acessível.

Por fim, eu vou te ensinar o plano perfeito para você entrar em ação e assumir o controle da sua vida financeira.

Descubra como investir do jeito certo, aumentando os retornos e reduzindo os riscos, independentemente da sua experiência ou de quanto você tiver disponível para começar.

Dê o primeiro passo rumo à sua liberdade financeira. Inscreva-se na série online e gratuita Nos Trilhos da Prosperidade.

*Jerson Zanlorenzi é o responsável pela mesa de ações e derivativos do BTG Pactual Digital. Já foi estrategista de ações e trabalhou em fundos exclusivos. Com mais de dez anos de experiência no mercado financeiro, se especializou em renda variável e atuou em mesas relevantes no mercado local. Possui dupla graduação em Administração e Ciências Contábeis pelo IBMEC-RJ.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresbtg-pactual-digitalDividendosIbovespa

Mais de Invest

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Poupança x Tesouro Selic: qual rende mais com R$ 1.000 em 1 mês?

O que é uma operação de investimento intraday?