Business analysis stock graph backtest in crisis covid-19 for investment in stockmarket and finance business planning selective stock for Stockmarket crash and Financial crisis (TERADAT SANTIVIVUT/Getty Images)
O BTG Pactual digital divulgou sua carteira recomendada de small caps para novembro, nesta segunda-feira, 1º. A carteira, que possui dez ações desde o mês passado, sofreu duas alterações.
O objetivo do aumento de ações na carteira, no mês passado, foi proporcionar um portfólio mais diversificado e abrangente, diminuindo os riscos e aumentando as chances de proporcionar maiores rendimentos aos investidores.
Para novembro, SLC Agrícola, CBA, 3R Petroleum, 3tentos, ClearSale, Desktop, Orizon e Sinqia mantêm suas posições, enquanto Grupo Soma e Vamos saem. Para substituir as duas últimas, entram Jalles Machado e Santos Brasil na carteira deste mês. Todas as dez empresas possuem peso de 10% na carteira.
O ambiente político-econômico do país teve uma piora nos últimos meses. A alta dos juros acelerou e a Selic pode fechar 2021 em 9,25%. Além disso, as projeções de crescimento da economia para 2022 estão diminuindo. Ademais, a inflação, de acordo com o Boletim Focus, pode terminar 2021 em 9%.
Por outro lado, a vacinação está progredindo mais rápido, e o Brasil já conta com 154 milhões de pessoas imunizadas com, pelo menos, a primeira dose, 72% de sua população, e agora administra aproximadamente 1,5 milhão de doses diárias.
De acordo com os especialistas do BTG Pactual, a visão construtiva sobre a Santos Brasil é baseada em um melhor ambiente regulatório, na melhor dinâmica competitiva em Santos, possibilitando a retomada dos reajustes de preços, incluindo a já anunciada renovação do contrato com a Maersk, as perspectivas favoráveis para o setor de portos/infraestrutura e as expectativas de bons resultados para o terceiro trimestre, impulsionadas por uma sólida melhoria operacional.
“Além disso, a indústria global de transporte de contêineres passa por um momento muito positivo, impulsionada pela forte recuperação de volumes após interrupções na cadeia de suprimentos causadas pela pandemia. Com o nome negociado a uma TIR real de 12,5%, vemos a tese se tornando ainda mais atraente para os investidores”, destacam os especialistas no relatório.
Os analistas do BTG Pactual estão otimistas com os fundamentos da indústria de açúcar e etanol e enxergam na Jalles Machado uma das melhores e mais baratas teses neste quesito.
“No açúcar, acreditamos que os preços globais podem estar entrando em uma nova fase com o governo indiano antecipando o prazo para a mistura de 20% do etanol na gasolina vendida no país até 2025, potencialmente reduzindo a produção de açúcar em 6 milhões de toneladas/ano. Isso, combinado com o fato de o Brasil ter relativamente pouco açúcar a mais para trazer ao mercado, significa que a curva de preços futuros [atualmente em declínio para longo prazo] pode se mostrar muito conservadora com base na necessidade de incentivar a produção de outros participantes marginais com custos de produção mais próximos da marca ~ c20/lb”, dizem em relatório.
“As ações da Jalles oferecem um FCFE yield de dois dígitos antes mesmo de todos os fatores anteriores entrarem em ação, o que deve ser agravado pelos planos de crescimento orgânico de baixo risco da empresa. Reiteramos a Compra”, concluem os analistas do BTG Pactual.