Invest

Dívidas das empresas: qual a importância desse indicador nos investimentos

Bruno Lima, head de renda variável da EXAME Invest Pro, dá dicas para quem deseja montar a própria carteira de investimentos

Dívida: ela será sempre um indicador importante, sendo saudável ou não (iStock/Abril Branded Content)

Dívida: ela será sempre um indicador importante, sendo saudável ou não (iStock/Abril Branded Content)

Uma boa empresa pode ter dívidas? Apesar de remeter a algo negativo, ela pode ser positiva para os negócios. Muitas vezes, as empresas assumem obrigações financeiras para financiar o capital de giro da companhia ou crescer e expandir as suas operações. E isso pode ser sinal de uma boa gestão, e não má, podendo causar impactos nos seus investimentos. Mas como identificar esse ponto nos resultados divulgados pelas companhias?

Quer proteger o seu patrimônio e aprender a montar sua própria carteira? Inscreva-se na Jornada do investidor independente, com Bruno Lima.

Vale analisar a dívida bruta para entender a saúde financeira de uma empresa. Ela diz respeito à soma de todos os compromissos financeiros (saldo devedor de todas as dívidas contraídas), que ainda estão em aberto para serem quitados, tanto no curto prazo, quanto no longo prazo.

Portanto, a dívida sempre será um indicador importante, sendo ela saudável ou não. Se a empresa consegue alocar o capital a uma taxa maior do que é a taxa da dívida, ela mantém a saúde de seu negócio.

Por exemplo: se ela tem uma dívida que pague juros de 5% ao ano, mas em suas operações consiga 15% ao ano, é interessante que ela tome dívidas, desde que seja de maneira responsável. Logo, saber se é uma “dívida negativa” (barata e sob controle) pode te ajudar na tomada de decisão nos investimentos.

Qual o melhor momento para comprar ou vender uma ação?

Assim como a leitura do indicador de dívidas, existem outros pontos importantes para avaliar antes da tomada de decisão. Pensando nisso, a Exame Academy, realiza um evento online e gratuito de 14 a 21 de junho para quem tem interesse em aprender mais sobre o mercado financeiro e, especificamente, sobre as empresas.

Com dicas preciosas, o head de renda variável da EXAME Invest Pro, Bruno Lima, ensinará os alunos a desenvolverem habilidades para avaliarem as empresas. Com isso, o investidor poderá se capacitar para decidir pela compra (ou não) de uma ação.

Aprenda a montar sua própria carteira de forma segura. Inscreva-se na Jornada do investidor independente, com Bruno Lima.

Para quem deseja sair do nível básico dos investimentos e começar a pensar como um verdadeiro especialista em ações, a Jornada do Investidor Independente pode ser um grande começo. Inscreva-se aqui! 

Acompanhe tudo sobre:DívidasExame ResearchInvestimentos-pessoaisMercado financeiro

Mais de Invest

Qual a diferença entre herdeiros necessários e testamentários?

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Quais são os documentos necessários para fazer um inventário extrajudicial?

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3