(pedarilhos/iStockphoto)
O que faz um profissional ter sucesso em marketing e publicidade hoje? Uma formação tradicional basta para um mercado tão ágil quanto esse? Essa é a provocação-chave do Desafio 4 Anos em 4 Dias, cuja segunda edição começa no dia 3 de agosto. O evento, 100% online e gratuito, será promovido pela Cria School, que em 4 episódios mostrará como atingir o sucesso na carreira de marketing e publicidade em 2020 de uma forma não tradicional, que acompanhe as mudanças do mercado.
A série de episódios é apresentada por Rapha Avellar, empreendedor serial que é fundador da escola de marketing Cria School e CEO da agência de publicidade Avellar. Nos episódios, Avellar traz ferramentas práticas para o autoaprendizado, dicas sobre o que ele faria se estivesse no lugar de quem está iniciando a carreira em marketing hoje e os principais pilares que ele, como empreendedor, comprovou serem os diferenciais dos maiores profissionais do mercado de marketing e publicidade em 2020.
As inscrições para participar do Desafio 4 Anos em 4 Dias podem ser feitas clicando aqui.
De acordo com o próprio Avellar, a defasagem de modelos de MBAs, graduações e pós, que demoram de dois a quatro anos para conclusão, além do conteúdo limitado à abordagem de hard skills de maneira rasa numa formação tradicional, são fatores que não compensam o investimento médio de quase 50.000 reais que a maioria dos brasileiros faz por um diploma em instituições privadas.
“É inconcebível que, num país onde o salário mínimo gira em torno de 1.045 reais, faculdades de ensino privadas estejam cobrando mensalidades de 1.000 reais, em média. E o pior é fazer isso e mesmo assim não entregar o prometido: emprego, estabilidade, independência financeira e, o mais importante pra mim em termos de sucesso, realização pessoal”, enfatiza Avellar.
No último Desafio, que aconteceu entre os dias 1 e 4 de junho, foram mais de 6.000 inscritos na série de episódios.
O empreendedor fala abertamente em suas redes sociais sobre as causas e as consequências negativas do modelo de educação atual na vida de colaboradores e empresas. “Se as graduações, pós e MBAs da vida têm o objetivo de preparar profissionais para o mercado, precisam se remodelar com urgência, mas é claro que isso não vai acontecer de uma hora para a outra. O problema é que o mercado não espera. Enquanto isso, há pessoas questionando se é boa mesmo para trabalhar com marketing e publicidade por causa da distância entre o que veem em sala de aula e o que o mercado exige”, defende Avellar, que tem grandes ambições para a Cria School, plataforma de educação fundada por ele.
Sobre as consequências do modelo de ensino tradicional, ele é ainda mais contundente. “Os impactos disso são absurdos, e aqui falo também do quesito emocional. É claro que essas pessoas podem ter sucesso, mas será que esse modelo ajudou a enxergar isso? Será que ele está ajudando essas pessoas a serem independentes desse modelo e criarem seu caminho? Sem explorar o potencial de aprendizado e tornar as pessoas protagonistas da própria carreira, é muito difícil ter profissionais confiantes e, por consequência, motivados. Todo mundo sai perdendo se continuar assim, pessoas físicas e jurídicas. É por isso que criamos o Desafio. Estamos cansados de ver pessoas desacreditadas de si mesmas”, argumenta Avellar.
Avellar é quem conduz a série e traz exemplos de sua carreira para mostrar na prática como ser um profissional preparado para alcançar altas posições no mercado. O Desafio utiliza elementos do alpinismo para demonstrar a importância de mentores, grupos de afinidade e soft skills. Os episódios são 100% online e serão transmitidos ao vivo, com exclusividade para quem estiver inscrito no Desafio 4 Anos em 4 Dias. A série de episódios irá ao ar de 3 a 6 de agosto e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui.
A Cria School é uma plataforma de educação de marketing e publicidade 100% online. Fundada pelo empreendedor serial Rapha Avellar, CEO da agência Avellar e um dos grandes expoentes do marketing digital no país, a Cria School se propõe a formar os melhores profissionais do mercado em apenas quatro meses, o que no ensino tradicional levaria quatro anos.