OPERADORES DA BOLSA DE NOVA YORK DURANTE A CRISE DE 2008: segundo novo livro, as modelagens matemáticas usadas para prever o mercado não fazem sentido (Spencer Platt/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 10 de março de 2023 às 10h52.
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Da mesma forma, um filme pode informar e educar através de uma história inteira ou mesmo de uma única cena. Portanto, quando se trata de tópicos como economia, ações, negociação e muito mais, é possível obter informações sobre o mercado financeiro de uma maneira instigante e até mesmo divertida.
Alguns filmes notáveis abordaram com sucesso as questões do mercado de capitais e retrataram o funcionamento do mercado de ações, corretoras e bancos de investimento. A seguir, temos uma lista com 3 filmes sobre mercado financeiro.
Baseado nos eventos ocorridos durante a crise financeira de 2008, o filme segue três histórias separadas: o bem-sucedido empreendimento de fundo de Michael Burry, a entrada de Jared Venett no mercado de Credit Default Swap (CDS) e a “grande aposta” de Geller e Shipley em operações de venda a descoberto.
Estrelado por Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, esse filme sobre mercado financeiro cobre muitos conceitos importantes de negociação. Ao mesmo tempo, ele dá aos espectadores uma compreensão das implicações de eventos imprevisíveis.
No longa-metragem vencedor do Oscar, os investidores estão apostando que o sistema imobiliário dos Estados Unidos entrará em colapso em breve, embora nem a mídia, nem os analistas tivessem previsto a crise.
The Big Short retrata a bolha imobiliária que levou à Grande Recessão e deixou a vida financeira de muitas pessoas em ruínas. Além disso, o filme ensinou lições inestimáveis sobre a natureza humana, a ganância de Wall Street e o preço que ambos costumam cobrar.
The Wolf of Wall Street é um dos aclamados filmes do mercado financeiro, que conta a história da vida do corretor Jordan Belfort, brilhantemente interpretado por Leonardo DiCaprio.
O filme revela o método de venda Belfort, que acumulou uma fortuna de US$ 200 milhões ao fazer com que 1.500 investidores investissem em títulos baratos e sem valor que ele havia comprado anteriormente.
Os investimentos de seus clientes levaram os preços cada vez mais alto, Belfort vendeu suas participações a preços inflacionados e os investidores acabaram perdendo tudo depois que os preços despencaram.
Dirigido por Martin Scorsese, o Lobo de Wall Street mostra a vulnerabilidade dos mercados financeiros, especialmente quando se trata de fraude, e como eles podem ser explorados por investidores gananciosos.
Algumas das principais lições do filme “O Lobo de Wall Street” são:
O Freakonomics é uma adaptação do livro de Steven Levitt e Stephen Dubner, que vendeu mais de quatro milhões de cópias. Este filme conta a história de como a economia pode ser usada para resolver problemas cotidianos. Além disso, abrange uma variedade de tópicos, incluindo incentivos, trapaças e crimes.
Assim como o livro, o filme aborda o impacto econômico de assuntos não convencionais e o que motiva as pessoas. Entre os tópicos estão como uma filosofia pró-vida afeta o crime e como nomear uma criança com um nome incomum tem sérias consequências financeiras.
Narrado por Levitt, o filme chega a mencionar que “há pouquíssima diferença entre um economista e um criminoso”, entrevistando especialistas que exploram a natureza humana e mostram que a forma como interpretamos o mundo ao nosso redor está raramente ligada à verdadeira causa.
Freakonomics mostra como o comportamento humano está sempre tentando enganar o sistema. Em suma, trata-se de um filme incrivelmente divertido e instigante para quem gosta de filmes sobre o mercado financeiro.
As principais lições do filme Freakonomics são:
Você já conhecia algum desses 3 filmes sobre o mercado financeiro? Acompanhe outros conteúdos do nosso Guia de Investimentos!
O que é a SEC?
O que é Nasdaq?
O que é Dow Jones?
O que é S&P 500?
O que é payroll?