Inteligência Artificial

Yum Brands, dona de KFC e Pizza Hut, fecha parceria com Nvidia para levar IA a restaurantes

A Yum Brands utilizará IA para pegar pedidos e otimizar a eficiência em drive-thrus, bem como desenvolver planos de ação para gerentes de restaurantes

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 19 de março de 2025 às 14h55.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

A holding de restaurantes Yum Brands, que detém marcas como KFC, Taco Bell e Pizza Hut, se juntou a uma parceria com a Nvidia para implementar inteligência artificial em estabelecimentos da Yum Brands ao redor do mundo. Essa é a primeira parceria da Nvidia com empresa do segmento de restaurantes.

A IA irá alimentar a plataforma Byte by Yum, que consolida sistemas essenciais de restaurantes. O software será de propriedade da holding. Com isso, a companhia poderá integrar modelos avançados de IA nas operações e pavimentar o caminho para diferentes aplicações. O objetivo é otimizar e tornar mais eficientes as operações de restaurantes.

Segundo a holding, a IA será usada em três funções. A companhia irá usar agentes de IA para retirar pedidos em drives-thru. A ferramenta se adapta a padrões da fala humana, entende menus complexos e preferências dos clientes, diz a Yum Brands em nota publicada na terça-feira, 18.

A holding também utilizará computadores com visão alimentada por IA para otimizar eficiência de drives-thru por meio de análises e alertas em tempo real. Outro ponto da parceria envolve agentes de IA que podem analisar o desempenho de restaurantes e, com base nisso, desenvolver planos de ações para os gerentes.

A Yum Brands já implementou soluções de IA em alguns estabelecimentos das marcas Taco Bell e Pizza Hut nos Estados Unidos, mas agora pretende expandir o uso da tecnologia. No segundo semestre deste ano, a empresa planeja levar a IA para mais 500 de seus restaurantes.

Além da Yum Brands, o McDonalds já tentou utilizar IA em suas operações. A rede tinha uma parceria com a IBM para automatizar pedidos, mas encerrou a colaboração em julho de 2024 sem explicar motivos. O McDonalds estava testando o programa em mais de 100 restaurantes desde 2021.

Acompanhe tudo sobre:RestaurantesNvidiaInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Pedir respostas curtas a chats de IA pode aumentar alucinações, aponta estudo

Fim da imaginação

Paciente da Neuralink, do chip no cérebro, usa Grok para responder perguntas

Para Zuckerberg, substituir amigos humanos por inteligência artificial é o futuro