Inteligência Artificial

YouTube anuncia vídeos melhorados com IA e compras diretas pela TV

Plataforma começa a aplicar melhoria automática de resolução com inteligência artificial e testa QR code para produtos exibidos durante os vídeos

Segundo o YouTube, a tela da TV é hoje seu “ambiente de crescimento mais rápido” e continuará sendo prioridade nas atualizações da plataforma (Sean Gallup/Getty Images)

Segundo o YouTube, a tela da TV é hoje seu “ambiente de crescimento mais rápido” e continuará sendo prioridade nas atualizações da plataforma (Sean Gallup/Getty Images)

Publicado em 31 de outubro de 2025 às 04h15.

Com o crescimento do número de usuários que preferem assistir à plataforma na tela grande, o YouTube anunciou uma série de novidades voltadas para a experiência de visualização em TVs. Entre os destaques, estão o uso de inteligência artificial para aprimorar a resolução de vídeos e a introdução de compras instantâneas por meio de QR codes.

Vídeos com resolução entre 240p e 720p passarão a ser automaticamente aprimorados para qualidade HD, de acordo com a empresa. A tecnologia de upscaling, já comum em aparelhos de TV e dispositivos mais recentes, agora será aplicada diretamente pela plataforma. Há planos para escalar vídeos até 4K no futuro. Segundo o YouTube, tanto criadores quanto usuários poderão desativar essa opção.

Apesar da melhoria na qualidade, o YouTube garante que os arquivos originais e suas resoluções serão preservados e que os vídeos melhorados com IA estarão identificados nas configurações de visualização. A decisão ocorre após queixas de criadores que alegaram ter vídeos alterados sem consentimento.

Além disso, a plataforma passará a permitir miniaturas de vídeo (thumbnails) em até 50MB, facilitando o uso de imagens em resolução 4K.

Outra novidade que o YouTube está lançando é um novo design para programas em formato de temporadas, similar ao de plataformas de streaming como a Netflix, o que favorece maratonas de conteúdo.

Com a atualização, a página inicial na TV também ganha prévias mais imersivas dos canais favoritos e melhorias na busca contextual, priorizando resultados do canal em que o usuário está navegando. Segundo a empresa, a tela da TV é hoje seu “ambiente de crescimento mais rápido” e continuará sendo prioridade nas atualizações da plataforma.

Compras interativas

Também está em testes um novo recurso de compras interativas. Com a implementação, ao assistir a um vídeo com produtos marcados, o usuário poderá escanear um QR code exibido na tela da TV e ser redirecionado para a página do produto em seu celular.

Outra funcionalidade sendo testada pelo YouTube permitirá que criadores destaquem produtos em momentos específicos dos vídeos, aproximando a plataforma de recursos já presentes, por exemplo, no TikTok Shop.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialYouTubeTVSmart TVs

Mais de Inteligência Artificial

China acelera IPOs de IA e carros autônomos para enfrentar domínio dos EUA

Ações da Microsoft caem com previsão de aumento de gastos em 2026

GitHub atinge marca de 180 milhões de desenvolvedores na plataforma

OpenAI, do ChatGPT, planeja IPO avaliado em US$ 1 trilhão