Inteligência Artificial

Yahoo compra Artifact, app de curadoria de notícias com IA dos cofundadores do Instagram

A compra envolve apenas a tecnologia do app, que deixará de existir após o Yahoo integrar a IA de recomendação de leitura ao seu serviço principal

Mike Krieger e Kevin Systrom: cofundadores do Instagram e criadores do Artifact (Jim Bennett/Getty Images)

Mike Krieger e Kevin Systrom: cofundadores do Instagram e criadores do Artifact (Jim Bennett/Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 2 de abril de 2024 às 11h32.

Última atualização em 9 de abril de 2024 às 16h17.

Os cofundadores do Instagram Mike Krieger e Kevin Systrom criaram no ano passado o Artifact, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para recomendar notícias aos usuários. O serviço era promissor, mas os experientes investidores nunca conseguiram expandi-lo em grande escala. O app, como toda IA voltada ao jornalismo, carecia de algumas funções para garantir a confiabilidade das informações.

Mas o combalido Yahoo viu ouro no app que começava a ficar empoeirado. Ao considerar que o serviço de e-mail, notícias e buscador possui centenas de milhões de leitores que poderiam se beneficiar de um toque de inovação tecnológica, a pioneira da internet foi às compras. Assim, as duas partes estão unindo forças: o Yahoo está adquirindo o Artifact, anunciaram as empresas na terça-feira, 2.

Sem informar o valor da aquisição, o que foi vendido foi a tecnologia do app Artifact e não sua equipe. Mike Krieger e Kevin Systrom, cofundadores do Artifact, serão "conselheiros especiais" para o Yahoo, mas não se juntarão à empresa. Os cinco demais funcionários do Artifact ou já conseguiram outros empregos ou planejam tirar um tempo de folga.

A aquisição ocorre pouco mais de um ano após o lançamento do Artifact e cerca de três meses após Systrom e Krieger anunciarem o fim do projeto. "Construímos algo que um grupo central de usuários ama", escreveram os cofundadores em janeiro, "mas concluímos que a oportunidade de mercado não é grande o suficiente para justificar um investimento contínuo dessa forma."

Eles disseram que a maior razão para o encerramento foi a fim de focar em "coisas novas, maiores e melhores que têm a capacidade de alcançar muitos milhões de pessoas".

Depois da integração

O aplicativo Artifact desaparecerá uma vez que a aquisição seja concluída. Mas a tecnologia subjacente do Artifact para categorizar, curar e personalizar conteúdo logo começará a aparecer no Yahoo News — e eventualmente em outras plataformas do Yahoo também.

Ao fim da integração, o Yahoo pode desenvolver um ecossistema de conteúdo personalizado, o "TikTok para texto" que era tão atraente para os usuários do Artifact. E o Artifact pode alimentar um serviço de notícias do futuro, escrito por máquinas, mas ainda lido por humanos.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialAppsYahooexame-ceo

Mais de Inteligência Artificial

Lionsgate fecha acordo com Runway para uso de IA na produção de filmes

Data centers que alimentam IA viram vilões ambientais nos EUA

YouTube terá vídeos feitos por IA no Shorts e nova oferta de ferramentas para criadores

IA trará desafios para o mercado de trabalho no Brasil, diz Deloitte