Inteligência Artificial

Wikipedia suspende teste com IA que gerava resumos automáticos após reação dos editores

Muitos deles enfatizaram que a empresa não precisava copiar o Google ou que isso traria danos irreversíveis aos leitores e à reputação da Wikipedia

Testes com IA pausados: contudo, a Wikimedia segue interessada no uso de IA para gerar resumos (Thomas Fuller/Getty Images)

Testes com IA pausados: contudo, a Wikimedia segue interessada no uso de IA para gerar resumos (Thomas Fuller/Getty Images)

Publicado em 13 de junho de 2025 às 15h07.

Um experimento que mostrava resumos gerados por inteligência artificial no topo das páginas da Wikipedia foi pausado pela fundação que a administra, a Wikimedia. Essa pausa se deve a uma reação amplamente negativa da comunidade de editores da plataforma colaborativa.

Anunciada para testar um recurso de IA que tornaria artigos mais acessíveis, a novidade foi rapidamente criticada por editores. Muitos deles quais enfatizaram que a empresa não precisava copiar o Google ou que isso traria danos irreversíveis aos leitores e à reputação da Wikipedia, conhecida por sua confiabilidade e pela governança colaborativa.

Denominado “Simple Article Summaries”, o experimento foi proposto durante a conferência Wikimania de 2024, com a intenção de utilizar a IA para sintetizar artigos densos e facilitar o aprendizado dos leitores. Apesar de indicar que o resumo havia sido gerado ou remixado por alguma máquina – ou inserir uma etiqueta de “não verificado” –, essas medidas são foram consideradas suficientes para garantir a qualidade do conteúdo.

Os editores argumentaram permitir que a IA gerasse resumos sem controle humano comprometeria a credibilidade da Wikipedia. “O que vocês propõem é dar a um editor único, com problemas de confiabilidade e imparcialidade, um lugar de destaque na página, sem nenhum controle editorial de outros,” afirmou um dos editores, enfatizando o impacto potencial dessa mudança na percepção de qualidade da plataforma.

Wikimedia segue interessada em IA

Apesar da pausa no experimento, a fundação deixou claro que o uso de IA para resumos ainda estava sendo considerado, mas que seria necessária adoção de um sistema de moderação humana para garantir a qualidade do conteúdo.

Essa decisão da Wikimedia reforça um desafio constante nos dias de hoje, tanto para ela quanto para outras empresas impactas pela inteligência artificial: como equilibrar a inovação tecnológica com a preservação da qualidade editorial e adotar ferramentas de IA de forma eficaz, combinando-as com supervisão humana?

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialWikipediaGoogle

Mais de Inteligência Artificial

União Europeia reafirma cronograma para regulamentar IA mesmo com interferência de empresas dos EUA

Apple planeja competir com Amazon e Google em nuvem com chips próprios

Consultoria de moda usando IA vence prêmio e simboliza boom da tecnologia no Brasil

IA do Google para gerar vídeos realistas, Veo 3 é lançado para assinantes do Gemini de 159 países