Inteligência Artificial

Usuários do WhatsApp são os que mais usam IA da Meta, mostra levantamento

Ferramenta já alcançou cerca de 185 milhões de usuários semanais, um número próximo aos 200 milhões semanais do ChatGPT

Meta AI: ferramenta está disponível no recurso de mensagens dos apps da empresa (ALAIN JOCARD/Getty Images)

Meta AI: ferramenta está disponível no recurso de mensagens dos apps da empresa (ALAIN JOCARD/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de setembro de 2024 às 13h12.

Última atualização em 20 de setembro de 2024 às 13h15.

A Meta AI, assistente de inteligência artificial da Meta, completou um ano no mercado, revelando padrões de uso que contrastam com o chatbot líder do setor, o ChatGPT da OpenAI. Segundo dados internos obtidos pelo The Information, a maioria dos usuários diários da Meta AI acessa o serviço via WhatsApp, com o segundo maior grupo vindo do Facebook. Por outro lado, poucos usuários do Instagram estão usando a assistente.

A maior parte dos usuários do WhatsApp está fora dos EUA, e a vasta maioria dos usuários da Meta AI também é de fora do país, o que limita o valor desses públicos em termos de receita publicitária para a Meta, já que esses mercados costumam ser menos lucrativos que o americano.

A assistente está disponível em oito idiomas e 22 países em aplicativos sociais da Meta, além de ser acessível em inglês nos EUA e Canadá através dos óculos inteligentes Ray-Ban. No entanto, não há um aplicativo exclusivo da Meta AI. A empresa planeja mudar isso transformando o app Meta View, atualmente utilizado para controlar os óculos, em um app dedicado à assistente.

Os principais usos da Meta AI envolvem pesquisa, busca de informações, edição de textos e entretenimento, segundo uma fonte familiar com a situação. Em uma entrevista recente, Mark Zuckerberg afirmou que muitos utilizam a assistente para "simular interações sociais difíceis", dado que a IA não julga o que é perguntado.

Essa utilização contrasta com a do ChatGPT, que é amplamente usado por engenheiros de software como assistente de codificação, algo que não é popular na Meta AI, possivelmente devido à sua integração com redes sociais e dispositivos como os óculos.

Meta planeja melhorias para sua IA

Zuckerberg revelou recentemente que a Meta AI já alcançou cerca de 185 milhões de usuários semanais, um número próximo aos 200 milhões semanais do ChatGPT. Ainda assim, um obstáculo para o crescimento é a falta de disponibilidade da assistente na União Europeia, devido às restrições de privacidade de dados.

A Meta está trabalhando em atualizações que serão anunciadas na próxima conferência Connect, incluindo uma função que permitirá conversas com a assistente via um ícone na barra de pesquisa dos aplicativos. A empresa também deve anunciar que seu modelo de linguagem LLaMA 3, que impulsiona a Meta AI, será capaz de reconhecer imagens, um recurso já oferecido por concorrentes como OpenAI e Google.

Acompanhe tudo sobre:MetaWhatsAppInteligência artificialOpenAI

Mais de Inteligência Artificial

Google DeepMind é um sucesso e uma tragédia ao mesmo tempo, diz executiva da empresa

Musk acusa OpenAI de tentar 'monopolizar' mercado de IA

CEO da Nvidia teve chance de comprar empresa no passado — mas recusou

WhatsApp testa ferramenta de transcrição de áudio para agilizar comunicação