Vídeos produzidos com Veo 3 rapidamente viralizaram e reforçaram preocupação com mal uso (Getty Images)
Redator
Publicado em 26 de maio de 2025 às 11h07.
Última atualização em 26 de maio de 2025 às 11h20.
Por meio de sua conta no X, o vice-presidente do Gemini, Josh Woodward, anunciou o lançamento do Veo 3, uma ferramenta de inteligência artificial para gerar vídeos e áudios realistas. O acesso está restrito a assinantes dos planos Pro e Ultra da IA do Google, com usuários do Brasil incluídos, mas não, por exemplo, os da União Europeia.
Assinantes do Gemini Pro têm direito a uma oferta única de teste, com um limite de dez gerações. Já no plano Ultra, além de atualizações diárias, o uso máximo não foi especificado pelo Google. Há ainda um modo para produção em fluxo (Flow), focado especificamente em produtores de filme com IA. O limite é de, respectivamente, dez e 125 gerações mensais.
Até o momento, o Veo 3 está disponível apenas na versão web do Gemini Pro e oferece saída de áudio apenas em inglês, ainda que outros idiomas possam ser ocasionalmente suportados. Além disso, o modo em fluxo não permite saída de voz para imagens carregadas pelos usuários.
Vídeos de demonstração do Veo 3 rapidamente viralizaram e inundaram as redes sociais, demonstrando a impressionante capacidade disponível para facilmente combinar vídeo e áudio.
Essa facilidade levantou, novamente, preocupações sobre seu potencial uso para desinformação. Essa tecnologia reforça mais uma vez a necessidade de vigilância ao revisar conteúdo de fontes não verificadas.