Redatora
Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 13h30.
Última atualização em 20 de fevereiro de 2025 às 13h30.
A startup Lambda, firma de computação em nuvem especializada em fornecer serviços e hardware para desenvolvimento de inteligência artificial, captou US$ 480 milhões em rodada de financiamento da série D, o que incluiu investidores como a provedora de chips Nvidia.
A Lambda não divulgou seu valor de mercado pós rodada de financiamento, mas segundo a Reuters a startup alcançou uma valuation de US$ 2,5 bilhões. Em entrevista, o CEO da Lambda, Stephen Balaban, disse que a companhia viu crescimento com a entrega de modelos de código aberto, como o da startup chinesa DeepSeek.
Em nota publicada na quarta-feira, 19, a empresa anunciou que pretende usar os recursos para expandir a Plataforma de Nuvem da Lambda. “Nós iremos construir mais ferramentas de software que agradam desenvolvedores de IA e entregar mais GPUs para atender a demanda dos clientes”, disse. Os investimentos também servirão para continuar a desenvolver o Lambda Chat, que hospeda o modelo de linguagem DeepSeek-R1 e outros de código aberto.
Os fundos de investimento SGW e Andra Capital co-lideraram a rodada. A negociação trouxeram novos investidores para a startup, como Andrej Karpathy, ARK Invest, Fincadia Advisors, G Squared, In-Q-Tel (IQT), KHK & Partners e Nvidia. Também contou com a participação de investidores já existentes, como 1517, Crescent Cove e USIT.
Boa parte do negócio da Lambda consiste em alugar servidores alimentados pelos GPUs de IA da Nvidia. A empresa oferece serviços de nuvem e software para treinar, ajustar e implementar modelos de IA.