Uma startup de inteligência artificial chamada Ataraxis AI está tentando utilizar a tecnologia para entender em quais casos de câncer é necessário entrar com tratamentos agressivos como quimioterapia. Com uma tecnologia a própria em testes, a empresa captou US$ 20,4 milhões em uma rodada de investimentos série A.
A startup fica em Nova York e utiliza IA para tentar predizer qual será o desfecho do câncer entre cinco a dez anos. A ideia é que se há apenas uma pequena chance de que o câncer retorne, a quimioterapia pode ser evitada. A empresa pretende lançar os próximos meses seu primeiro teste comercial para que oncologistas dos Estados Unidos possam avaliar a presença de câncer de mama. 
Com os recursos levantados, a empresa quer expandir os testes para variados tipos de câncer. A rodada foi liderada por AIX Ventures com participação de Thiel Bio, Founders Fund, Floating Point, Bertelsmann e investidores anjos como Giant Ventures e Obvious Ventures. No ano passado, Ataraxis AI já havia captado US$ 4 milhões em uma outra rodada seed.
O modelo de IA da Ataraxis extrai informações a partir de imagens de alta resolução de células cancerígenas e foi treinado com centenas de milhares de imagens reais de centenas de pacientes. Segundo Ataraxis, um estudo recente mostrou que a tecnologia da startup tem uma precisão 30% maior do que o padrão atual para câncer de mama.
A longo prazo, a empresa quer que seus testes atendam a até metade dos novos casos de câncer até 2030. A Ataraxis também ambiciona criar seus próprios modelos de IA no futuro.
- 
	
	
		
			1/7
		
		
		(O MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu o sistema de diagnóstico de câncer de mama baseado em IA, reduzindo erros em 15%.)
	 
- 
	
	
		
			2/7
		
		
		(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)
	 
- 
	
	
		
			3/7
		
		Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.
		(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)
	 
- 
	
	
		
			4/7
		
		
		(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
	 
- 
	
	
		
			5/7
		
		
		(O Baidu Research Lab, em Pequim, China, é conhecido por seu sistema de reconhecimento de voz Deep Speech, que alcançou uma precisão de 97% na transcrição de áudio, superando as tecnologias anteriores.)
	 
- 
	
	
		
			6/7
		
		
		(O Berkeley Artificial Intelligence Research (BAIR) Lab, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, criou algoritmos avançados de robótica, incluindo o Dex-Net, que melhorou a precisão da manipulação robótica em 99%.)
	 
- 
	
	
		
			7/7
		
		
		(O centro da Meta AI Research SuperCluster (RSC) tem um dos supercomputadores de IA mais rápidos da atualidade. Com ele, a empresa desenvolveu o sistema de tradução automática baseado em IA que suporta mais de 100 idiomas, melhorando a comunicação global em plataformas sociais da empresa.)