Cobre (Monty Rakusen/Getty Images)
Redatora
Publicado em 6 de março de 2024 às 07h13.
Última atualização em 6 de março de 2024 às 07h13.
A KoBold Metals, uma startup de mineração apoiada por bilionários, incluindo Bill Gates e Jeff Bezos, está otimista sobre o potencial de descoberta de alguns dos metais de transição energética mais procurados.
A empresa sediada na Califórnia diz que usa inteligência artificial para criar um "mapa do tesouro" para ajudar a encontrar novos depósitos de materiais como cobre, lítio, cobalto e níquel. A empresa atualmente tem mais de 60 projetos em estágio de exploração em vários países.
"Achamos que o potencial de descoberta é grande. Há muito mais para ser encontrado na Zâmbia", disse Josh Goldman, presidente da KoBold Metals, à emissora norte-americana CNBC.
Recentemente, a empresa de exploração de metais sediada no Vale do Silício anunciou a rara descoberta de um vasto depósito de cobre na Zâmbia.
Josh Goldman disse que os investidores da empresa ficaram entusiasmados com a descoberta, especialmente em um momento em que a indústria de mineração está lutando para acompanhar a transição energética intensiva em metais.
"Eles estão encantados com essa notícia porque é isso que nos propusemos a fazer. O objetivo da empresa é descobrir, encontrar e desenvolver recursos minerais de que precisamos para a transição energética", disse Goldman via videoconferência.
Os investidores da startup incluem a empresa de capital de risco dos EUA Andreessen Horowitz, a gigante norueguesa de energia Equinor, o maior grupo de mineração do mundo, BHP, e a Breakthrough Energy, um fundo de tecnologia e clima fundado por Bill Gates em 2015.
Os apoiadores da Breakthrough Energy incluem Ray Dalio da Bridgewater Associates, Richard Branson do Virgin Group, Jack Ma da Alibaba e Jeff Bezos da Amazon.
A KoBold Metals agora está focada em avançar com seu projeto Mingomba na Zâmbia, que espera começar a produzir cobre dentro de 10 anos, e descobrir o próximo tesouro de minerais críticos, de acordo com Goldman.
"A faixa de cobre da África Central é a parte do mundo onde você pode encontrar coisas dessa extraordinária qualidade. E é por isso que estamos lá. A geologia é extraordinária", disse ele.
O cobre está em alta demanda devido ao seu uso em infraestrutura de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos. A Zâmbia é o segundo maior produtor de cobre da África, depois da República Democrática do Congo.
Goldman disse que a KoBold Metals planeja listar ações publicamente nos próximos três a quatro anos. "Esperamos, com o tempo, que ser uma empresa pública provavelmente seja a melhor maneira de financiar o negócio", acrescentou.