O desenvolvedor e engenheiro de software Xe Iaso, conhecido na comunidade de tecnologia por manter ferramentas e projetos de infraestrutura open source, deixou um pedido de ajuda após rastreadores de inteligência artificial da Amazon sobrecarregarem seu serviço de repositório Git, o que causou instabilidade e tempo de inatividade.
“Para quem gerencia o AmazonBot, por favor, adicione git.xeserv.us à sua lista de domínios bloqueados. Se você conhece alguém na Amazon, encaminhe esta mensagem para essa pessoa e peça que a repasse para a equipe do AmazonBot”, escreveu em seu blog.
Segundo Iaso, é inútil tentar bloquear os bots de IA, “porque eles mentem, mudam seu agente usuário e usam endereços residenciais de IP como proxies”. Ele avisa que irá fechar o repositório caso seja necessário.
Um cenário enfrentado por bots de código aberto
Os problemas de Iaso indicam um cenário maior enfrentado pela comunidade de código aberto, em que agressivos rastreadores de IA sobrecarregam a infraestrutura, reporta o site de notícias Ars Technica.
Dados do projeto Read the Docs indicam que bloquear rastreadores de IA reduziu o tráfego em 75% de forma imediata, o que ajudou o projeto a economizar US$ 1,5 mil por mês.
A situação tem gerado problemas para a comunidade de código aberto, que opera com recursos limitados e depende de colaboração coletiva. Desenvolvedores têm reportado que rastreadores de IA costumam burlar medidas típicas que impedem o acesso deles aos sites.
A motivação dos rastreadores de IA pode variar desde a coleta de dados para treinamento e refinamento de grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês), enquanto outros podem estar executando pesquisas em tempo real para responder a perguntas de usuários a chatbots.atbots.
-
1/7
(O MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu o sistema de diagnóstico de câncer de mama baseado em IA, reduzindo erros em 15%.)
-
2/7
(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)
-
3/7
Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.
(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)
-
4/7
(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
-
5/7
(O Baidu Research Lab, em Pequim, China, é conhecido por seu sistema de reconhecimento de voz Deep Speech, que alcançou uma precisão de 97% na transcrição de áudio, superando as tecnologias anteriores.)
-
6/7
(O Berkeley Artificial Intelligence Research (BAIR) Lab, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, criou algoritmos avançados de robótica, incluindo o Dex-Net, que melhorou a precisão da manipulação robótica em 99%.)
-
7/7
(O centro da Meta AI Research SuperCluster (RSC) tem um dos supercomputadores de IA mais rápidos da atualidade. Com ele, a empresa desenvolveu o sistema de tradução automática baseado em IA que suporta mais de 100 idiomas, melhorando a comunicação global em plataformas sociais da empresa.)