Sam Altman anunciou em sua conta no X que a OpenAI irá aderir ao MCP da Anthropic
Redatora
Publicado em 27 de março de 2025 às 15h28.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que a companhia irá adicionar suporte para o protocolo da Anthropic, chamado Protocolo de Modelo de Contexto (MCP), que providencia uma forma padronizada de conectar modelos de inteligência artificial a diferentes fontes de dados e ferramentas. O suporte irá incluir o aplicativo para desktop do chatbot ChatGPT.
"As pessoas adoram o MCP e estamos animados para adicionar suporte em nossos produtos", escreveu Altman no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 27. "Disponível hoje nos agentes SDK e, em breve, haverá suporte para o aplicativo de desktop do ChatGPT e para a API de respostas", completou.
people love MCP and we are excited to add support across our products.
available today in the agents SDK and support for chatgpt desktop app + responses api coming soon!
— Sam Altman (@sama) March 26, 2025
O protocolo foi lançado em código aberto em novembro do ano passado com o intuito de conectar assistentes de IA a sistemas onde estão localizados os dados, como repositórios de conteúdo, ferramentas de negócios e ambientes de desenvolvimento. O MCP visa responder a problemas que mesmo modelos sofisticados podem enfrentar de isolamento em relação aos dados por conta de sistemas legados e silos de informação.
No MCP, desenvolvedores tem a possibilidade de expor seus dados nos servidores do protocolo ou construir aplicações de IA que conectem esses servidores.
Em resposta ao anúncio de Altman, o CPO da Anthropic, Mike Krieger, deu as boas-vindas à OpenAI no MCP. "Animado em perceber o amor do MCP se espalhar para a OpenAI", disse em post publicado no X na quarta.
De acordo com Krieger, o MCP se tornou um padrão aberto promissor "com milhares de integrações". "LLMs são mais úteis quando estão sendo conectados aos dados que você já tem e ao software que você já usa", completou.
Excited to see the MCP love spread to OpenAI – welcome! MCP has gone from a glimmer in @jspahrsummers and @dsp_’s eyes last year to a thriving open standard with thousands of integrations and growing. LLMs are most useful when connecting to the data you already have and software… https://t.co/pS67BAaFvF
— Mike Krieger (@mikeyk) March 26, 2025