Inteligência Artificial

Sam Altman anuncia integração de OpenAI a protocolo de padronização da Anthropic

O protocolo permite conectar de forma padronizada fontes de dados à IA; a OpenAI adicionará em breve suporte para o protocolo no aplicativo de desktop do ChatGPT

Sam Altman anunciou em sua conta no X que a OpenAI irá aderir ao MCP da Anthropic

Sam Altman anunciou em sua conta no X que a OpenAI irá aderir ao MCP da Anthropic

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 27 de março de 2025 às 15h28.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que a companhia irá adicionar suporte para o protocolo da Anthropic, chamado Protocolo de Modelo de Contexto (MCP), que providencia uma forma padronizada de conectar modelos de inteligência artificial a diferentes fontes de dados e ferramentas. O suporte irá incluir o aplicativo para desktop do chatbot ChatGPT.

"As pessoas adoram o MCP e estamos animados para adicionar suporte em nossos produtos", escreveu Altman no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 27. "Disponível hoje nos agentes SDK e, em breve, haverá suporte para o aplicativo de desktop do ChatGPT e para a API de respostas", completou.

O protocolo foi lançado em código aberto em novembro do ano passado com o intuito de conectar assistentes de IA a sistemas onde estão localizados os dados, como repositórios de conteúdo, ferramentas de negócios e ambientes de desenvolvimento. O MCP visa responder a problemas que mesmo modelos sofisticados podem enfrentar de isolamento em relação aos dados por conta de sistemas legados e silos de informação.

No MCP, desenvolvedores tem a possibilidade de expor seus dados nos servidores do protocolo ou construir aplicações de IA que conectem esses servidores.

Em resposta ao anúncio de Altman, o CPO da Anthropic, Mike Krieger, deu as boas-vindas à OpenAI no MCP. "Animado em perceber o amor do MCP se espalhar para a OpenAI", disse em post publicado no X na quarta.

De acordo com Krieger, o MCP se tornou um padrão aberto promissor "com milhares de integrações". "LLMs são mais úteis quando estão sendo conectados aos dados que você já tem e ao software que você já usa", completou.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialOpenAISam Altman

Mais de Inteligência Artificial

O fim da criatividade

Elon Musk anuncia venda do X para a xAI, sua empresa de inteligência artificial

OpenAI bloqueia imagens no estilo Ghibli em nova ferramenta do ChatGPT

Claude pode criar respostas que tem o intuito concordar com o usuário, diz pesquisa da Anthropic