Inteligência Artificial

Salesforce lança Agentforce 3 com novos recursos e mais visibilidade sobre ações de agentes de IA

Nova versão do Agentforce inclui melhorias no desempenho, visibilidade e suporte a novos parceiros, além de inovações como o Command Center e a arquitetura Atlas

Agentforce já conquistou 8 mil clientes desde o lançamento de sua versão inicial, em setembro de 2024 (Salesforce/Reprodução)

Agentforce já conquistou 8 mil clientes desde o lançamento de sua versão inicial, em setembro de 2024 (Salesforce/Reprodução)

Publicado em 24 de junho de 2025 às 09h32.

Conhecida desenvolvedora de tecnologia de software empresarial, a Salesforce lançou uma nova atualização de sua plataforma para criação e implantação de agentes de inteligência artificial, a Agentforce 3. Essa versão inclui o Agentforce Command Center, suporte ao Model Context Protocol (MCP) e uma arquitetura Atlas aprimorada, projetada para melhorar o raciocínio e desempenho dos agentes de IA.

Segundo a Salesforce, a atualização visa resolver um dos maiores obstáculos para as implementações anteriores: a falta de visibilidade sobre as ações dos agentes de IA. Para isso, foi adicionada uma camada de observabilidade e ferramentas de otimização.

Seguindo sua estratégia de atualizações contínuas, a Agentforce 3 foi desenvolvida com base no feedback de milhares de implementações anteriores, o que permite à Salesforce aprimorar a ferramenta regularmente. Desde o lançamento da versão inicial, em setembro de 2024, a plataforma já conquistou 8 mil clientes.

Entre as principais novidades, está a inclusão de mais de 30 novos parceiros no AgentExchange, um marketplace que oferece prompts, ações e tópicos variados para as empresas, incluindo nomes de peso como AWS, Box, Cisco, Google Cloud, IBM e serviços de pagamento como PayPal e Stripe.

Quais as principais atualizações do Agentforce 3?

O destaque da atualização é o Agentforce Command Center, um console de observabilidade que oferece suporte ao MCP e mais de 100 ações predefinidas por setor. Integrado ao Agentforce Studio, o Command Center permite a otimização dos agentes de IA com base em interações, tendências de uso e recomendações.

Além disso, a plataforma inclui análises ao vivo sobre latência, frequência de escalonamento, taxas de erro e ações inesperadas, permitindo que os usuários monitorem o desempenho em tempo real. O Command Center também oferece painéis de controle com dados sobre adoção, feedback, taxas de sucesso, custos e desempenho de tópicos.

Outro destaque é a nova arquitetura Atlas, que melhora latência, precisão, resiliência e fornece suporte para LLMs nativos de provedores como Anthropic. A atualização também inclui ações de parceiros da indústria, com preços flexíveis, permitindo sua personalização de acordo com as necessidades do cliente.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialAgentes de IASalesforce

Mais de Inteligência Artificial

Meta anuncia supercluster de IA para 2026 e promete investimento bilionário

'Vigilância disfarçada de produtividade': o que Elon Musk está fazendo com os funcionários da xAI?

Jensen Huang diz que EUA não precisam se preocupar com uso militar de produtos da Nvidia pela China

Tim Cook continua como CEO, mas Apple passa por reestruturação na liderança e mudanças internas