Redatora
Publicado em 1 de abril de 2025 às 13h48.
Última atualização em 1 de abril de 2025 às 14h06.
Um relatório da Associação para o Avanço de Inteligência Artificial (AAAI) analisou que as inovações em inteligência artificial geraram um entusiasmo excessivo em torno de inteligência artificial. 79% dos entrevistados ouvidos pelo relatório disseram que a atual percepção das capacidades da IA não corresponde à realidade.
Lançado em março de 2025, o relatório Futuro da Pesquisa em IA entrevistou 475 pessoas da comunidade da AAAI, sendo 20% estudantes. A maior parte dos entrevistados tinha vínculos com a academia (67%), outros 19% estavam inseridos em ambiente de pesquisa de empresas.
Além disso, 24 pesquisadores com experiência em IA se dedicaram a escrever os capítulos do relatório sobre IA. O capítulo sobre percepção em torno da IA foi escrito por Rodney Brooks, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Dos entrevistados, 90% disseram que o hype em torno da tecnologia está prejudicando a pesquisa; 74% concordaram que a direção da pesquisa em torno de IA está sendo direcionada pelo hype; e 12% pensam que pesquisa teórica está sofrendo como resultado disso.
Como solução, 78% acreditam que deveria haver uma iniciativa liderada pela comunidade para checar declarações sobre IA e, assim, oferecer contraponto em relação ao hype em torno da tecnologia.
Além disso, 59% concordam que deveria haver um repositório construído e mantido pela comunidade com predições sobre IA que deveria ser checado de forma regular; 61% dizem que deveria existir um método anual para rankear a maturidade da tecnologia de IA.
O relatório destaca que a IA está seguindo a representação criada pela consultoria Gartner para descrever o caminho do entusiasmo em relação a tecnologias em ascensão. Após um gatilho para a tecnologia, há um pico de expectativas infladas seguido por um momento de desilusão. Depois, vem uma rampa de iluminação e, por fim, o platô da produtividade.
Em novembro de 2024, a Gartner estimou que o hype para IA Generativa tinha acabado de passar do pico.