Redatora
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 11h35.
Última atualização em 15 de janeiro de 2025 às 11h36.
A Red Hat, empresa de software de cibersegurança da IBM, completou a aquisição da startup de otimização de inteligência artificial Neural Magic. O negócio, anunciado em novembro de 2024, foi finalizado nesta semana.
Synthesia, de IA para vídeos, recebe US$ 180 mi em rodada de financiamentoO preço não foi divulgado, mas a Neural Magic já havia levantado US$ 50 milhões em financiamento, de fundos como New Enterprise Associates, Amdocs e Comcast Ventures.
A startup fundada em 2018 desenvolve softwares que permitem a execução de modelos complexos de IA em hardwares de produção em massa e baixo custo, como CPUs e GPUs padrão. Essa tecnologia tem o potencial de reduzir a necessidade de aceleradores de IA caros e especializados.
A aquisição se alinha com o objetivo da Red Hat de uma abordagem open-source de IA e com a visão de tornar a IA mais acessível em ambientes híbridos de nuvem.
No X (antigo Twitter), o CEO da Red Hat, Matt Hicks, escreveu: “Na Red Hat, acreditamos que o futuro da IA é aberto. É por isso que estou muito empolgado com a nossa aquisição da Neural Magic. Juntos, estamos expandindo nosso comprometimento com nossos clientes e a comunidade de código aberto para entregar o futuro da IA – e isso começa hoje”.
A Neural Magic é um dos principais contribuidores do projeto de código aberto vLLM Expertise, focado em implantar de forma eficiente large language model (LLM), modelos de IA que utilizam técnicas de machine learning para entender e gerar linguagem humana. O vLLM já é o mecanismo de inferência do Red Hat Enterprise Linux AI e do Red Hat OpenShift AI.