O projeto para modelo de linguagem de código aberto da União Europeia, OpenEuroLLM, que aglutina 20 organizações, tem levantado questionamento se seu modelo será, de fato, melhor ou comparável aos lançados por empresas de forma privada.
O entrave seria o grande número de universidades, institutos de pesquisa e corporações envolvidas no projeto, o que pode fazer com que a responsabilidade em desenvolver a IA se disperse entre os vários atores.
Além disso, o OpenEuroLLM conta com orçamento de 37,4 milhões de euros, dos quais 20 milhões virão do Programa Digital Europeu, um valor bem abaixo do que outras gigantes do mundo IA têm disponível para desenvolver a tecnologia.
Lançado no início de fevereiro, o projeto afirma que irá democratizar o acesso à IA de alta qualidade e fortalecer a capacidade de empresas europeias de competirem em nível global com um modelo transparente e de código aberto. O objetivo é melhorar a soberania europeia.
Primeiro lançamento em 2026
Apesar de o projeto ter tido início recentemente, ele já tem suas bases fundamentadas na iniciativa Tecnologias de Linguagem de Alta Performance (HPLT), que desenvolve bancos de dados gratuitos, bem como modelos e fluxos de trabalho.
O líder do OpenEuropeLLM, Jan Hajič, linguista computacional da Universidade de Charles, em Praga, também está à frente do HPLT, que deve acabar neste ano, mas pode ser visto como um predecessor do OpenEuroLLM. A primeira versão da linguagem deve ser lançada em meados de 2026.
De acordo com Hajič a maioria dos parceiros do HPLT também estão envolvidos no OpenEuroLLM. Ele ressalta que o projeto de LLM não irá começar do zero em termos de expertise, dados e experiência computacional.
-
1/7
(O MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu o sistema de diagnóstico de câncer de mama baseado em IA, reduzindo erros em 15%.)
-
2/7
(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)
-
3/7
Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.
(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)
-
4/7
(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
-
5/7
(O Baidu Research Lab, em Pequim, China, é conhecido por seu sistema de reconhecimento de voz Deep Speech, que alcançou uma precisão de 97% na transcrição de áudio, superando as tecnologias anteriores.)
-
6/7
(O Berkeley Artificial Intelligence Research (BAIR) Lab, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, criou algoritmos avançados de robótica, incluindo o Dex-Net, que melhorou a precisão da manipulação robótica em 99%.)
-
7/7
(O centro da Meta AI Research SuperCluster (RSC) tem um dos supercomputadores de IA mais rápidos da atualidade. Com ele, a empresa desenvolveu o sistema de tradução automática baseado em IA que suporta mais de 100 idiomas, melhorando a comunicação global em plataformas sociais da empresa.)