Piloto automático na Índia: momentos antes de SUV autônomo desviar do carro preto (Captura de tela/Reprodução)
Repórter
Publicado em 29 de abril de 2024 às 12h16.
Última atualização em 29 de abril de 2024 às 12h36.
Até quem enfrenta o caótico trânsito de São Paulo pode concordar que dirigir pelas ruas da Índia deve ser um baita desafio para qualquer motorista. O país é conhecido por suas ruas sem asfalto ou faixas divisórias, e uma startup indiana decidiu botar o piloto automático de um SUV para teste.
A Swaayatt Robots compartilhou recentemente um vídeo que está causando agitação nas redes sociais, mostrando o carro autônomo dirigindo pelas ruas de Bhopal, na Índia, com uma destreza surpreendente.
Sanjeev Sharma, CEO da Swaayatt, explicou ao IEEE Spectrum que se um veículo pode operar de maneira eficiente nas ruas de Bhopal, ele pode funcionar em qualquer lugar. "Este é o desafio mais complexo para um veículo autônomo. Se você conseguir construir a partir daqui, esta tecnologia é universal", afirma.
Segundo o executivo, por lá, as regras de trânsito são mais sugestões do que normas, o que só amplifica os desafios para os veículos autônomos. A startup destaca que não havia regras de trânsito a cumprir além de evitar o lado esquerdo da estrada.
O SUV autônomo, equipado com sensores de última geração, é visto nas imagens navegando por caminhos apertados sempre com o pisca-alerta aceso. O veículo manobra entre carros, caminhões e motocicletas, muitas vezes enfrentando tráfego em sentido contrário e forçando outros motoristas a ceder espaço.
Para Swaayatt, o comportamento audacioso do SUV não é apenas uma demonstração de capacidade, mas uma necessidade para conseguir dirigir num dos trânsitos mais complicados do mundo. O veículo autônomo teve de adaptar suas estratégias de navegação e muitas vezes parece forçar seu caminho de forma agressiva.