Inteligência Artificial

Os grandes destaques do Build 2024, o evento de novas tecnologias da Microsoft

Novidades incluem agentes de IA Copilot, modelo Phi-3-vision e recursos avançados no Microsoft Edge e Teams

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 22 de maio de 2024 às 15h07.

Última atualização em 17 de junho de 2024 às 13h00.

SEATTLE, WASHINGTON - Durante a Build 2024, realizado entre os dias 21 e 23 de maio, em Seattle, nos EUA, a Microsoft apresentou diversas novidades focadas em inteligência artificial e atualizações do Windows, destacando a integração da IA em suas ferramentas e serviços.

A empresa revelou o avanço dos agentes de IA Copilot, que atuarão como assistentes virtuais para tarefas administrativas, como monitoramento de e-mails, automação de processos, que podem fazer tarefas no nível de integrar um novo funcionário ao time, provendo os detalhes do onboarding. Confira o que mais rolou no evento:

Uma IA pequena, mas que enxerga

Na vasta lista de modelos de IA, há uma novidade que pode se tornar interessante para desenvolvedores e empresas: o Phi-3-vision, uma nova versão do modelo de IA Phi-3, apresentado em abril. Este modelo multimodal pode ler textos e analisar imagens, sendo compacto o suficiente para funcionar em dispositivos móveis. A análise de imagens é uma das principais aplicações que a Microsoft pretende explorar com este modelo.

Edge terá tradução em tempo real

O navegador Microsoft Edge receberá uma função de tradução em tempo real para vídeos, que permitirá dublar conteúdos de plataformas como YouTube, LinkedIn, Reuters e Coursera. Inicialmente, a tradução estará disponível entre idiomas como espanhol, inglês, alemão, hindi, italiano e russo, com mais línguas e plataformas sendo adicionadas futuramente.

Teams ganha Copilot e fica "mais Slack"

No Microsoft Teams, até o fim do ano as empresas poderam comprar o Copilot para gerenciar uma série de funções do aplicativo de comunicação corporativa. O maior destaque fica por se tornar uma espécie de agente de reuniões. Outra novidade, é que os usuários poderão criar emojis personalizados, uma funcionalidade similar à disponível no Slack. Os administradores poderão controlar quem tem permissão para adicionar emojis, que serão visíveis apenas dentro do domínio da organização. Esta atualização estará disponível a partir de julho.

Um Snapdragon de bolso

A Microsoft também anunciou o Snapdragon Dev Kit para Windows, desenvolvido pela Qualcomm, que inclui o chip Snapdragon X Elite, 32GB de RAM e um SSD de 512GB. Este dispositivo, com preço inicial de US$ 899, foi projetado para desenvolvedores.

Windows entra no mundo Arm de vez

A Microsoft apresento a nova geração do Surface e indicou que agora a adoção de chips Arms será mais ampla com Windows. Os notebooks com chips Snapdragon X Elite terão o Prism, um mecanismo que melhora a execução de softwares x86 em computadores Arm. Atualmente, Windows 10 e 11 suportam chips Arm, mas a maioria dos softwares é desenvolvida para x86 e x64, que favorece a escolha por processadores Intel ou Amd. O mecanismo de emulação existente pode resultar em desempenho inferior. A atualização Windows 11 24H2, com o Prism, promete melhorar esse desempenho em até 20%. Embora o ideal seja a execução nativa de aplicativos em chips Arm, o Prism é crucial durante a transição, beneficiando até mesmo computadores com chips Arm mais antigos e reduzindo problemas de compatibilidade.

*O repórter viajou a convite da Microsoft

Acompanhe tudo sobre:MicrosoftInteligência artificialWindows

Mais de Inteligência Artificial

Lionsgate fecha acordo com Runway para uso de IA na produção de filmes

Data centers que alimentam IA viram vilões ambientais nos EUA

YouTube terá vídeos feitos por IA no Shorts e nova oferta de ferramentas para criadores

IA trará desafios para o mercado de trabalho no Brasil, diz Deloitte