Inteligência Artificial

Opera lança navegador Neon com IA; foco é centralizar a assistência das tarefas do dia a dia

Quarto navegador da empresa norueguesa contará com agente inteligente que executa ações sem depender da nuvem para navegar

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 28 de maio de 2025 às 06h04.

Última atualização em 28 de maio de 2025 às 06h08.

A norueguesa Opera anunciou nesta quarta-feira, 28, o lançamento do Opera Neon, seu primeiro navegador desenvolvido do zero para atuar com inteligência artificial integrada. O browser se diferencia por contar com um agente digital capaz de interagir com páginas da web e realizar tarefas automatizadas, como compras e reservas.

Com isso, o Neon passa a compor o portfólio da empresa ao lado do Opera tradicional, do Opera GX, voltado para gamers, e do Opera Air, versão leve para sistemas menos potentes. A companhia afirma que quer “repensar o papel do navegador na futura geração da web com agentes de IA”. O novo software, contudo, ainda não está disponível publicamente — interessados devem se inscrever em uma lista de espera.

Apresentado em abril durante um evento em Portugal no qual a reportagem de EXAME esteve presente, a empresa definiu que o navegador poderá conversar com o navegador, delegar tarefas e até criar conteúdo por meio de pedidos.[/grifar] A interface mostra, já na tela inicial, a pergunta: “O que o navegador pode fazer por você?”

yt thumbnail
'Estamos na 4ª guerra dos navegadores de internet', afirma Krystian Kolondra, VP da norueguesa Opera
Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialApps

Mais de Inteligência Artificial

Mark Zuckerberg diz que Meta AI alcançou um bilhão de usuários

Canguru de apoio emocional no aeroporto: vídeo feito por IA viraliza nas redes sociais

Elon Musk tentou barrar acordo de US$ 500 bilhões de Sam Altman no Oriente Médio

IA e demanda por data centers acrescentam US$ 170 bilhões em valor a gigantes europeias