Repórter
Publicado em 28 de maio de 2025 às 06h04.
Última atualização em 28 de maio de 2025 às 06h08.
A norueguesa Opera anunciou nesta quarta-feira, 28, o lançamento do Opera Neon, seu primeiro navegador desenvolvido do zero para atuar com inteligência artificial integrada. O browser se diferencia por contar com um agente digital capaz de interagir com páginas da web e realizar tarefas automatizadas, como compras e reservas.
Com isso, o Neon passa a compor o portfólio da empresa ao lado do Opera tradicional, do Opera GX, voltado para gamers, e do Opera Air, versão leve para sistemas menos potentes. A companhia afirma que quer “repensar o papel do navegador na futura geração da web com agentes de IA”. O novo software, contudo, ainda não está disponível publicamente — interessados devem se inscrever em uma lista de espera.
Apresentado em abril durante um evento em Portugal no qual a reportagem de EXAME esteve presente, a empresa definiu que o navegador poderá conversar com o navegador, delegar tarefas e até criar conteúdo por meio de pedidos.[/grifar] A interface mostra, já na tela inicial, a pergunta: “O que o navegador pode fazer por você?”