Inteligência Artificial

OpenAI vai lançar novo modelo de inteligência artificial com código aberto

Sistema será o primeiro do tipo desde o GPT-2 e terá foco em raciocínio, segundo Sam Altman

Altman diz que a empresa já pensava em lançar um modelo open-weight há certo tempo, mas havia outras prioridades (JASON REDMOND/Getty Images)

Altman diz que a empresa já pensava em lançar um modelo open-weight há certo tempo, mas havia outras prioridades (JASON REDMOND/Getty Images)

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 2 de abril de 2025 às 13h16.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou em sua conta no X (antigo Twitter) que a empresa irá lançar um modelo de linguagem open-weight com capacidade de raciocínio nos próximos meses.

Esse será o primeiro modelo open-weight desde o lançamento do GPT-2. “Nós estávamos pensando nisso por muito tempo mas outras prioridades tomaram precedência. Agora parece importante fazer”, escreveu nesta segunda-feira, 31.

A companhia irá realizar eventos de desenvolvedores para recolher feedbacks sobre o modelo. “Nós ainda temos algumas decisões a tomar”, disse Altman.

O que é um modelo open-weight?

De acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, os modelos open-weight podem ser incorporados a um produto sem a necessidade de um processo de aquisição e podem ser ajustados e refinados para atender às necessidades de um usuário. Esse tipo de modelo oferece portabilidade entre diferentes provedores.

Isso significa que as empresas podem utilizar um modelo já pronto e rearranjá-lo para seus próprios interesses, adicionando dados extras se preciso. A companhia também conseguiria executá-lo em servidores que eles operam, sem os custos de criar um modelo do zero.

Porém, podem haver algumas restrições. Por exemplo, um modelo pode estar disponível mas não para uso comercial. Nesse caso, os modelos podem ser úteis para pesquisadores, mas não irá ajudar a  promover competição entre empresas.

Segundo o site de notícias Cnet, o open-weight oferece limitações em relação ao código aberto, já que o segundo permite ver do que o modelo é feito e, às vezes, com que dados foi treinado.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialOpenAIProgramadoresSam Altman

Mais de Inteligência Artificial

Sam Altman diz que lançamentos da OpenAI podem sofrer atrasos em meio a "desafios de capacidade"

'Estilo Ghibli' viraliza e faz ChatGPT bater recorde de usuários

Com lançamento de iOS 18.4, Apple Intelligence passa a oferecer suporte para português

Tinder lança jogo com IA que testa habilidades de flerte de usuários