Altman diz que a empresa já pensava em lançar um modelo open-weight há certo tempo, mas havia outras prioridades (JASON REDMOND/Getty Images)
Redatora
Publicado em 2 de abril de 2025 às 13h16.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou em sua conta no X (antigo Twitter) que a empresa irá lançar um modelo de linguagem open-weight com capacidade de raciocínio nos próximos meses.
Esse será o primeiro modelo open-weight desde o lançamento do GPT-2. “Nós estávamos pensando nisso por muito tempo mas outras prioridades tomaram precedência. Agora parece importante fazer”, escreveu nesta segunda-feira, 31.A companhia irá realizar eventos de desenvolvedores para recolher feedbacks sobre o modelo. “Nós ainda temos algumas decisões a tomar”, disse Altman.
TL;DR: we are excited to release a powerful new open-weight language model with reasoning in the coming months, and we want to talk to devs about how to make it maximally useful: https://t.co/XKB4XxjREV
we are excited to make this a very, very good model!
__
we are planning to…
— Sam Altman (@sama) March 31, 2025
De acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, os modelos open-weight podem ser incorporados a um produto sem a necessidade de um processo de aquisição e podem ser ajustados e refinados para atender às necessidades de um usuário. Esse tipo de modelo oferece portabilidade entre diferentes provedores.
Isso significa que as empresas podem utilizar um modelo já pronto e rearranjá-lo para seus próprios interesses, adicionando dados extras se preciso. A companhia também conseguiria executá-lo em servidores que eles operam, sem os custos de criar um modelo do zero.
Porém, podem haver algumas restrições. Por exemplo, um modelo pode estar disponível mas não para uso comercial. Nesse caso, os modelos podem ser úteis para pesquisadores, mas não irá ajudar a promover competição entre empresas.
Segundo o site de notícias Cnet, o open-weight oferece limitações em relação ao código aberto, já que o segundo permite ver do que o modelo é feito e, às vezes, com que dados foi treinado.