Inteligência Artificial

OpenAI libera GPT-4.1 no ChatGPT e retira versão anterior gratuita

Nova geração promete desempenho superior em código e já substitui modelo antigo

Sam Altman, CEO da Openai: mesmo sem grandes investimentos em anúncios, o ChatGPT tem 300 milhões de usuários ativos por semana

Sam Altman, CEO da Openai: mesmo sem grandes investimentos em anúncios, o ChatGPT tem 300 milhões de usuários ativos por semana

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de maio de 2025 às 06h17.

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 06h35.

A OpenAI anunciou na quarta-feira, 15, a liberação dos modelos de inteligência artificial GPT-4.1 e GPT-4.1 mini no ChatGPT, substituindo o GPT-4.0 mini para todos os usuários. Segundo a empresa, o GPT-4.1 oferece desempenho mais rápido e eficaz, especialmente em tarefas de programação, com foco em engenheiros de software e desenvolvedores que usam o ChatGPT como ferramenta de apoio.

De acordo com Shaokyi Amdo, porta-voz da OpenAI, o novo modelo se destaca em atividades como escrita e depuração de código, superando a capacidade de instrução e velocidade da série o, utilizada no GPT-4o. A novidade está sendo disponibilizada para assinantes dos planos Plus, Pro e Team, enquanto a versão mini será acessível tanto para usuários gratuitos quanto pagos.

Lançado originalmente em abril apenas via API para desenvolvedores, o GPT-4.1 chegou ao mercado cercado de críticas por parte da comunidade de pesquisa em IA, que apontou falta de um relatório de segurança técnica no lançamento. A OpenAI respondeu dizendo que, apesar das melhorias de performance, o modelo não se enquadra como uma IA de "fronteira", ou seja, não teria capacidade disruptiva suficiente para demandar o mesmo nível de auditoria e transparência.

Johannes Heidecke, responsável pelos sistemas de segurança da empresa, reforçou em postagem na rede X que o GPT-4.1 não introduz novas modalidades de interação nem supera o GPT-4o em inteligência”, o que justificaria critérios diferenciados de avaliação de risco.

[newsletter]

OpenAI responde críticas e lança centro de transparência

Como resposta às críticas, a OpenAI anunciou na mesma quarta-feira o lançamento do Safety Evaluations Hub, um repositório digital com os resultados das avaliações internas de segurança de seus modelos. A empresa também se comprometeu a publicar essas análises com maior frequência, em uma tentativa de aumentar a transparência sobre seus sistemas.

A atualização do ChatGPT ocorre em um momento de intensificação na corrida por ferramentas de codificação com IA. A OpenAI estaria prestes a oficializar a compra da startup Windsurf, um dos principais produtos de automação de código com IA do mercado, por cerca de US$ 3 bilhões. No mesmo dia, o Google anunciou melhorias no seu assistente Gemini, que agora se integra mais facilmente a repositórios do GitHub.

Acompanhe tudo sobre:OpenAIChatGPT

Mais de Inteligência Artificial

O futuro da música na era da IA

Databricks compra startup Neon por US$ 1 bi para turbinar braço de IA

Google lança AlphaEvolve, IA que descobre algoritmos e resolve problemas matemáticos complexos