Inteligência Artificial

OpenAI vai remover a voz Sky, que não é a Scarlett Johansson

Aparentemente, o motivo da remoção é a semelhança com a voz de atriz, que foi a assistente de voz de IA no filme "Her"

Scarlett Johansson: apesar das semelhanças, OpenAI deixa claro que voz 'Sky' foi feita com uma dubladora profissional (Tommaso Boddi/Getty Images)

Scarlett Johansson: apesar das semelhanças, OpenAI deixa claro que voz 'Sky' foi feita com uma dubladora profissional (Tommaso Boddi/Getty Images)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 20 de maio de 2024 às 11h33.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

Nesta segunda-feira, 20, a OpenAI disse que está trabalhando para pausar o uso da Sky, uma das vozes disponíveis em seu mais novo modelo multimodal de IA, o GPT-4 o, e parece que o motivo é a semelhança da voz com a da atriz Scarlett Johansson.

Em publicação no X, antigo Twitter, a empresa por trás do ChatGPT divulgou uma publicação que detalha o processo de escolha das cinco vozes que a OpenAI anunciou na última segunda, 13, para o GPT-4 o,  uma IA capaz de interpretar o mundo real por meio da câmera do smartphone e responder por áudio.

A própria OpenAI reconheceu as semelhanças vocais entre Sky e Johansson, mas enfatizou que a voz “não é uma imitação de Scarlett Johansson” e pertence a “uma atriz profissional diferente que usa sua própria voz natural”. "Para proteger sua privacidade, não podemos compartilhar os nomes de nossos dubladores", escreveu a empresa.

Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI (ChatGPT), anuncia saída da empresa

Por que Scarlett Johansson?

Além da semelhança vocal, a atriz Scarlett Johansson já trabalhou em um filme no qual fez o papel de uma assistente de voz de IA. De 2013, o americano "Her" conta a história de um homem (Joaquin Phoenix) que se apaixona pela voz de uma IA generativa, feita por Johansson.

Semana passada, Sam Altman, CEO da OpenAI, chegou a publicar a palavra "her" no X como uma brincadeira sobre o novo lançamento da OpenAI. A publicação foi deletada.

Como as vozes do ChatGPT foram escolhidas

As vozes Breeze, Cove, Ember, Juniper e Sky foram selecionadas através de um processo que envolveu dubladores profissionais, diretores de elenco e consultores do setor. A seleção, que durou cinco meses, recebeu mais de 400 inscrições. Para encontrar a voz perfeita, eles buscaram por características como "uma voz que parece atemporal", "que inspira confiança", "calorosa e carismática" e "natural e fácil de ouvir".

OpenAI deletou dados e demitiu funcionários envolvidos em antigo projeto
Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialChatGPTOpenAI

Mais de Inteligência Artificial

Lionsgate fecha acordo com Runway para uso de IA na produção de filmes

Data centers que alimentam IA viram vilões ambientais nos EUA

YouTube terá vídeos feitos por IA no Shorts e nova oferta de ferramentas para criadores

IA trará desafios para o mercado de trabalho no Brasil, diz Deloitte