Inteligência Artificial

OpenAI pode lançar 'novo Google' na segunda-feira, 13

Fabricante do ChatGPT deve lançar próprio serviço de busca, que ainda não teve o nome revelado

ChatGPT: novo serviço de busca da OpenAI vai incorporar inteligência artificial (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

ChatGPT: novo serviço de busca da OpenAI vai incorporar inteligência artificial (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 10 de maio de 2024 às 13h02.

Última atualização em 10 de maio de 2024 às 13h09.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

A OpenAI pode estar prestes a anunciar o próprio serviço de busca para competir diretamente com o Google. O novo serviço, cujo nome ainda não foi revelado, é uma extensão direta e conectada ao famoso ChatGPT.

O produto deve extrair informações diretamente da web e incluir citações em suas respostas, como o Google tenta fazer com a ferramenta SGE, que conta com o auxílio de IA. As informações são dos portais Reuters, The Information e Bloomberg.

O momento do possível anúncio também é interessante: seria feito um dia antes do Google I/O, conferência anual para desenvolvedores realizada pela empresa de Sundar Pichai. Inclusive, o Google deve apresentar novidades que incrementam o buscador com IA, segundo fontes próximas à EXAME, que estará presente no evento em Mountain View, Califórnia.

OpenAI deletou dados e demitiu funcionários envolvidos em antigo projeto

O motivo por trás do novo projeto da OpenAI

Desde sua abertura em 2022, o ChatGPT tem tido problemas para oferecer informações atualizadas. Esse sempre foi o forte do Google, que pôde facilmente incorporar as informações em tempo real da internet em ferramentas como o chatbot Gemini.

Já a OpenAI teve que fechar uma parceria com o Bing, da Microsoft, e passou a oferecer respostas mais precisas para assinantes pagos. Outra tentativa foi a criação de plug-ins, mas a iniciativa foi interrompida em abril.

O novo produto da empresa de Sam Altman não só precisa competir com gigantes estabelecidos como o Google, mas também com startups que já usam IA para otimizar buscas.

Segundo fontes, a 'busca do ChatGPT' deve também competir com a Perplexity, startup de IA avliada em US$ 1 bilhão e fundada por um ex-pesquisador da OpenAI. A empresa já oferece hoje um serviço de busca que oferece citações, imagens e respostas geradas por IA.

Microsoft está desenvolvendo o próprio modelo de IA — para provar que não precisa da OpenAI Metódico e cientificamente aprimorado: veja a rotina do bilionário Sam Altman
Acompanhe tudo sobre:OpenAIGoogleInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Amado pelos designers, CEO do Figma acredita que futuro dos produtos digitais passa pela IA

Google DeepMind é um sucesso e uma tragédia ao mesmo tempo, diz executiva da empresa

Musk acusa OpenAI de tentar 'monopolizar' mercado de IA

CEO da Nvidia teve chance de comprar empresa no passado — mas recusou