Inteligência Artificial

O presente do Google para a Linux Foundation: um protocolo completo de agentes de IA

Iniciativa Agent2Agent, om apoio de Google, AWS, Microsoft e outras, busca criar padrão aberto para comunicação entre inteligências artificiais

Publicado em 25 de junho de 2025 às 09h01.

Última atualização em 25 de junho de 2025 às 09h07.

O Google oficializou a doação do Agent2Agent (A2A), seu protocolo aberto de comunicação entre agentes de inteligência artificial, à Linux Foundation. A iniciativa foi anunciada durante a Open Source Summit North America e marca a transição do A2A para um modelo de governança comunitária e neutra, com o objetivo de acelerar sua adoção na indústria.

Projetado para permitir a interoperabilidade entre diferentes agentes de IA, o protocolo A2A define um padrão para que sistemas autônomos compartilhem dados, se descubram mutuamente e coordenem tarefas. Mais de 100 empresas já apoiam a tecnologia, incluindo AWS e Cisco, que recentemente passaram a validar o padrão.

A partir de agora, o projeto passa a ser hospedado pela Linux Foundation, organização conhecida por manter iniciativas como o sistema operacional Linux, o Kubernetes e o Node.js. O Google contribuiu com a especificação técnica do A2A, kits de desenvolvimento de software (SDKs) e ferramentas de apoio à comunidade de desenvolvedores.

Quais os objetivos principais do projeto Agent2Agent?

Esse projeto visa impulsionar a evolução e a adoção da especificação A2A como o principal padrão da indústria para garantir a interoperabilidade de agentes de IA, assegurando a compatibilidade universal e o padrão aberto.

Além disso, busca construir uma comunidade global diversificada, composta por desenvolvedores, pesquisadores e empresas, para acelerar a criação de tecnologias e aplicações inovadoras baseadas em A2A.

A governança neutra também é uma prioridade, proporcionando um ambiente justo para todos os contribuintes e consumidores, sob a estrutura confiável e aberta da Linux Foundation. O projeto também se dedica a estimular a inovação segura, incentivando o desenvolvimento de novas aplicações e serviços que aproveitem o poder de agentes colaborativos, sem deixar de lado a segurança.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialAgentes de IALinuxGoogleAmazonCiscoMicrosoftSalesforceSAP

Mais de Inteligência Artificial

Demis Hassabis, líder de IA do Google, é apontado como possível futuro CEO da empresa

Com mudança de postura dos EUA, Nvidia intensifica presença no mercado chinês de IA

Google introduz resumos gerados por IA no Discover para iOS e Android nos EUA, impactando notícias

xAI, Anthropic, Google e OpenAI fecham contrato de US$ 200 milhões cada com governo dos EUA