Inteligência Artificial

O metaverso segue bem vivo: 58% das indústrias já usam a tecnologia, aponta pesquisa

Estudo da Nokia e EY revela que a adoção do metaverso supera as expectativas iniciais dos líderes empresariais

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 20 de setembro de 2023 às 11h29.

Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 11h30.

O metaverso, que ainda segue como uma ideia futurista para o público geral, já é uma realidade em diversos setores industriais e empresariais. Segundo pesquisa conduzida pela Nokia em parceria com a Ernest & Young (EY), 58% das empresas já implementaram ou experimentaram versões industriais e empresariais do metaverso. Esse número engloba setores como automotivo, manufatureiro, energia, transporte, logística e utilities.

O levantamento, denominado “O metaverso para a índustria”, destaca que, das empresas que ainda não exploraram o metaverso, 94% têm planos de fazê-lo nos próximos dois anos. Além disso, os benefícios observados após a adoção da tecnologia têm superado as projeções iniciais. Enquanto a expectativa de redução de capex era de 24%, o valor alcançado foi de 39%.

Outros benefícios que superaram as previsões iniciais incluem ganhos em sustentabilidade, aprimoramento da segurança, redução de opex e agilidade no lançamento de soluções no mercado.

O estudo também identificou as principais tecnologias que habilitam o metaverso em ambientes corporativos: computação em nuvem, Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e redes privativas 5G. Redes de fibra óptica e sensores inteligentes também são relevantes, seguidos por equipamentos de realidade aumentada (AR), virtual (VR) e estendida (XR).

Para 44% dos líderes empresariais entrevistados, o metaverso representa a próxima etapa da digitalização. Já 13% veem a tecnologia como uma evolução voltada para redes sociais e jogos eletrônicos.

A pesquisa consultou 860 empresários entre março e abril, abrangendo seis países: Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

IA generativa recorre a livros para crescer

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic

Amado pelos designers, CEO do Figma acredita que futuro dos produtos digitais passa pela IA

Google DeepMind é um sucesso e uma tragédia ao mesmo tempo, diz executiva da empresa