Repórter
Publicado em 20 de setembro de 2023 às 15h17.
Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 16h25.
A Sem Parar, especializada em meios de pagamentos automáticos, celebra o mês inicial do teste da inteligência artificial (IA) de atendimento Super Carol, com uma taxa de assertividade nas respostas superior a 95%.
O bot da empresa utilizado na automatização do atendimento, já existe há cerca de 3 anos e essa nova fase marca o início da utilização de IA generativa da OpenAI, o ChatGPT.
Durante os primeiros 30 dias, testes conduzidos em parceria com a Microsoft e o Grupo Compass Uol, ajustaram o desempenho do bot e introduziram melhorias, incluindo a capacidade de compreender gírias, expressões locais, abreviações e erros de escrita.
A eficácia da solução é evidenciada pela taxa de retenção da plataforma. Ao analisar os dados 30 dias antes e depois da implementação do ChatGPT, a empresa comandada por Carlos Gazaffi identificou um crescimento na quantidade de clientes que solucionaram suas questões de forma autônoma no WhatsApp.
Durante a fase beta, 10% dos usuários que utilizaram o canal optaram pelo atendimento via chatbot. Em média, foram necessárias 4 interações para atender cada demanda.
Desde o início de 2023, a Sem Parar tem registrado progressos no campo da inteligência artificial. A integração bem-sucedida do ChatGPT é um dos destaques.
Além disso, a empresa emprega machine learning para análises preditivas e prescritivas, ampliando suas soluções no ecossistema de mobilidade.
Segundo a empresa, a inteligência artificial continuará sendo fundamental para a evolução digital da empresa. "Estamos investindo em projetos com IA generativa em diversos setores: atendimento, operações e vendas, visando otimizar a experiência tanto de usuários quanto de colaboradores", afirma Paulo Scrideli, vice-presidente de Tecnologia e Digital do Sem Parar.