Inteligência Artificial

ChatGPT no pedágio? Na Sem Parar, a IA já acerta 95% das respostas do atendimento

Em testes, 10% dos clientes que acessaram o meio de atendimento da gestora de pagamentos escolheram ser atendidos pela Super Carol, um chatbot impulsionado por ChatGPT

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 20 de setembro de 2023 às 15h17.

Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 16h25.

A Sem Parar, especializada em meios de pagamentos automáticos, celebra o mês inicial do teste da inteligência artificial (IA) de atendimento Super Carol, com uma taxa de assertividade nas respostas superior a 95%.

O bot da empresa utilizado na automatização do atendimento, já existe há cerca de 3 anos e essa nova fase marca o início da utilização de IA generativa da OpenAI, o ChatGPT.

Durante os primeiros 30 dias, testes conduzidos em parceria com a Microsoft e o Grupo Compass Uol, ajustaram o desempenho do bot e introduziram melhorias, incluindo a capacidade de compreender gírias, expressões locais, abreviações e erros de escrita.

A eficácia da solução é evidenciada pela taxa de retenção da plataforma. Ao analisar os dados 30 dias antes e depois da implementação do ChatGPT, a empresa comandada por Carlos Gazaffi identificou um crescimento na quantidade de clientes que solucionaram suas questões de forma autônoma no WhatsApp.

Durante a fase beta, 10% dos usuários que utilizaram o canal optaram pelo atendimento via chatbot. Em média, foram necessárias 4 interações para atender cada demanda.

IA no caminho da Sem Parar

Desde o início de 2023, a Sem Parar tem registrado progressos no campo da inteligência artificial. A integração bem-sucedida do ChatGPT é um dos destaques.

Além disso, a empresa emprega machine learning para análises preditivas e prescritivas, ampliando suas soluções no ecossistema de mobilidade.

Segundo a empresa, a inteligência artificial continuará sendo fundamental para a evolução digital da empresa. "Estamos investindo em projetos com IA generativa em diversos setores: atendimento, operações e vendas, visando otimizar a experiência tanto de usuários quanto de colaboradores", afirma Paulo Scrideli, vice-presidente de Tecnologia e Digital do Sem Parar.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialSem Parar

Mais de Inteligência Artificial

IA generativa recorre a livros para crescer

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic

Amado pelos designers, CEO do Figma acredita que futuro dos produtos digitais passa pela IA

Google DeepMind é um sucesso e uma tragédia ao mesmo tempo, diz executiva da empresa