Inteligência Artificial

Não sabe como crescer com IA? Executivo do BCG revela o segredo

Pesquisa do BCG revela que empresas perdem valor da inteligência artificial por falta de treinamento prático e mentoria

Apenas cinco horas de capacitação podem gerar ciclo virtuoso de uso da IA, segundo Steven Mills, Chief AI Ethics Officer (Getty Images)

Apenas cinco horas de capacitação podem gerar ciclo virtuoso de uso da IA, segundo Steven Mills, Chief AI Ethics Officer (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 11h22.

O Chief AI Ethics Officer do Boston Consulting Group (BCG), Steven Mills, destacou que o sucesso na implementação da inteligência artificial no ambiente corporativo depende de treinamento estruturado para os funcionários. Segundo ele, os colaboradores desejam, em média, cinco horas de treinamento prático, coaching e mentoria em IA, mas apenas um terço está recebendo esse suporte atualmente.

“Quando os funcionários começam a perceber o valor da IA, por exemplo, ao usá-la para revisar textos ou criar relatórios, eles passam a explorar outras formas de aplicação, gerando um ciclo virtuoso de aprendizado e uso”, afirmou Mills, durante o Semafor World Economic Summit.

Um relatório recente do BCG indicou que apenas 5% das empresas obtêm valor efetivo da IA. Mills reforçou que as organizações precisam reimaginar seus processos de negócios e serviços, e não apenas inserir a tecnologia em processos antigos centrados no humano. “A IA é uma ferramenta transformadora. Pode fazer coisas que nunca conseguimos antes”, disse.

O executivo também comentou sobre a adoção de IA no setor público. Com o acesso quase gratuito a ferramentas oferecidas por empresas como OpenAI, Anthropic, Meta, Google e Microsoft, governos têm acelerado a implementação de soluções digitais, seguindo o ritmo do setor privado. “A tendência de adoção vai disparar em breve. Quem já usa tecnologia na vida pessoal quer a mesma acessibilidade no trabalho”, concluiu.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialEmpresas

Mais de Inteligência Artificial

Salesforce cresce com IA, mas aposta em força humana nas vendas

O que são Frontier Firms e como elas estão transformando o trabalho com IA?

Cineastas sem câmera? IA promete revolucionar Hollywood, diz Andreessen

Escola de IA em São Francisco promete ensino revolucionário com apenas 2h/dia