Empresa de Zuckerberg anuncia mudanças no licenciamento de notícias para uso de IA (Celal Gunes/Anadolu/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 23 de setembro de 2025 às 12h04.
A Meta tem mantido conversas nos últimos meses com grupos de mídia como Axel Springer, Fox Corp. e News Corp. para licenciar notícias e outros materiais a serem usados em seus produtos de inteligência artificial, informou o Wall Street Journal.
As discussões ainda estão em estágio inicial e podem não resultar em acordos. A iniciativa segue o movimento de grandes empresas de tecnologia em buscar fontes de dados estruturados e confiáveis para o avanço de seus sistemas de IA, o que reforça a importância do setor para quem investe em inovação e carreira nesse campo.
A Meta vem reorganizando seus esforços em inteligência artificial por meio do Superintelligence Labs, em uma aposta estratégica que ocorre após a saída de executivos e a recepção limitada ao modelo de código aberto Llama 4.
O movimento reflete uma disputa crescente no mercado de IA. Outras companhias, como a OpenAI — criadora do ChatGPT — e a startup Perplexity, apoiada por Jeff Bezos, já firmaram parcerias semelhantes com organizações de mídia.
Para profissionais da área, esse cenário reforça como a integração de IA ao jornalismo e ao licenciamento de conteúdo abre novas frentes de atuação e indica oportunidades de carreira em setores antes distantes da tecnologia.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.